Alba: Estratégia de integração será debatida na Venezuela

As opções de integração vinculadas à Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba) serão debatidas na cúpula do bloco e do Petrocaribe, que sessionará a partir desta segunda-feira (16) na capital venezuelana.

Segundo a chancelaria venezuelana, a agenda desta segunda contempla a instalação do 12º Conselho Político da Alba, que acontece antes da reunião de chefes de estado marcada para terça, (17).

Entre os temas a serem tratados está a discussão do Tratado Constitutivo Eco-ALBA, espaço econômico do referido mecanismo integracionista com o qual se busca avançar na criação de zonas econômicas com o Petrocaribe e o Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Como passo prévio às atividades vinculadas à reunião, já foi realizado nesta capital o quinto encontro extraordinário do Conselho Social para os Povos da aliança.

Esse evento reuniu delegados de Dominica, Bolívia, Equador, Nicarágua, São Vicente e As Granadinas, Santa Luzia, Cuba e Venezuela.

O fórum servirá também como espaço para comemorar os nove anos de atividade da ALBA e relembrar os 187 anos da morte do Libertador, Simón Bolívar.

A aliança conta em suas filas com Venezuela, Cuba, Bolívia, Nicarágua, Dominica, Equador, São Vicente e As Granadinas e Antiga e Barbuda.

Por sua vez, o Petrocaribe reúne Antigua e Barbuda, Bahamas, Belize, Cuba, Dominica, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, Nicarágua, República Dominicana, São Cristóvão e Neves, Santa Luzia, São Vicente e As Granadinas, Suriname e Venezuela.

Fonte: Prensa Latina