Em busca da paz, ELN libera mais um refém na Colômbia

De acordo com informações do jornal El Tiempo, em mais um gesto pelo início de um diálogo de paz, o Exército de Liberação Nacional (ELN) da Colômbia liberou nesta quarta-feira (25) um trabalhador do setor petroleiro, sequestrado desde o dia 30 de outubro. José Vera Parra foi entregue a membros do Comitê Internacional da Cruz Vermelha, na zona rural do município de Saravena, informou o jornal colombiano.

Em busca da paz, ELN libera mais um refém na Colômbia - Diário da Liberdade

Parra é chefe administrativo do consórcio Icamex, empresa que presta serviços para a Ocidental de Colômbia e para a Ecopetrol. O funcionário foi submetido a exames médicos que determinaram que ele está em boas condições de saúde.

No dia 1º de dezembro, o ELN liberou também o engenheiro agrônomo León Montes Caballos, que permanceu com a guerrilha por quase 6 meses.

Há algum tempo o grupo insurgente espera um sinal do governo de Juan Manuel Santos para instalar uma mesa de paz paralela a que acontece com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) em Cuba. O ELN ratificou sua disposição para buscar uma saída pacífica ao conflito armado que já dura mais de meio século no país.

No último mês de agosto, o presidente colombiano expressou também a disposição por um possível diálogo com o ELN, quando o grupo libertou o geólogo canadense Jernoc Wobert, vice-presidente da mineradora Braewal Mining Cororations.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina