6 milhões de pessoas foram afetadas pelo conflito na Colômbia

Segundo dados oficiais revelados pelo setor estatal encarregado do registro e indenização, nos últimos 25 anos o número de vítimas do conflito armado na Colômbia subiram para quase seis milhões de pessoas. De acordo com Paula Gaviria, diretora da Unidade de Atenção e Reparo das Vítimas, de 1985 até hoje, calcula-se que 5.996.041 colombianos sofreram as consequências de um guerra que perdura mais de meio século.

Farc-EP e governo colombiano retomam diálogo após recesso - Divulgação

“Destes quase 6 milhões de pessoas, o equivalente a mais de 80% são objeto do deslocamento forçado, ainda que muitos deles também têm sofrido outras ações vitimizadoras”, afirmou Paula, que disse ainda que os outros 20% equivalem às vítimas de homicídios, sequestros, desaparecimentos forçados, ameaças e violência sexual.

Segundo o registro, no departamento de Antioquia, ao norte do país, concentra-se o maior número de vítimas, especialmente em Urabá, ainda que em toda a Colômbia sejam reportadas situações desta índole.

Leia também:
Exército colombiano matou membros das Farc com ajuda da CIA

"Não há município colombiano que não tenha ao menos uma vítima, o conflito tem atingido a todos os departamentos (equivalente a estados) e municípios”, manifestou Paula.

A reparação das vítimas é um dos cinco pontos incluído na mesa de conversas instalada em Havana entre o governo de Juan Manuel Santos e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP), na busca de uma saída pacífica ao conflito.

Até agora foram estabelecidos acordos parciais sobre o desenvolvimento agrário integral e a participação política da guerrilha, e atualmente as partes discutem o tema das drogas ilícitas.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina