Deputado destaca avanços importantes do Legislativo na Bolívia
O deputado boliviano Jorge Medina classificou de positiva a gestão legislativa em 2013 na Bolívia, nesta segunda-feira (30), com a aprovação de mais de 130 leis dirigidas à garantia da democracia na sociedade e na nação sul-americana.
Publicado 30/12/2013 15:14
“Este ano foi feito um bom trabalho, aprovamos mais de 130 leis; foi um ano conflituoso para algumas normas, mas de forma geral, considero frutífera a gestão parlamentar”, disse o deputado.
Medina destacou a aprovação dos Códigos Morais, que buscam uma mudança substancial da justiça, para que ela chegue ao povo.
Recentemente, o presidente do Parlamento, Álvaro García, ao realizar um balanço na 10ª Sessão Ordinária desta instância, qualificou de positivo o número de normas sancionadas, em particular as que se encontram vinculadas à economia e à produção.
García destacou a participação das organizações sociais, cívicas, de profissionais e da juventude neste processo legislativo. “Aprovamos as leis mais importantes, não há dúvida”, assegurou, indicando que, entre elas, estão a Lei do Direito Proprietário, a Lei do Fundo para a Revolução Produtiva, a Lei de Controle de Venda das Bebidas Alcoólicas e a Lei Geral de Turismo.
Também entre elas estão a Lei do Sistema de Segurança Cidadã e a Lei do Seguro de Vida para os jornalistas. Além disso, foram aprovadas a Lei da Mãe Terra, a Lei da Juventude, a Lei de Organizações Econômicas Campesinas, Indígenas e Originárias, a Lei Geral de Cooperativas, a Lei do Livro, a Lei de Restituição de Florestas e a Lei de Proteção às Testemunhas e Denunciantes, entre outras.
A presidenta da Câmara dos Senadores, Gabriela Montaño ressalvou, porém, que ficou pendente a aprovação do Código do Menino, da Menina e do Adolescente, e o Código de Procedimento Pena, entre outras normas, que serão retomadas em 2014.
Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho