Evo Morales vai assumir a presidência do G-77 mais China

O presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou nesta segunda-feira (30) que no dia 7 de janeiro vai viajar para Nova York para assumir a presidência do G-77 mais China. “De consenso ganhamos a presidência do G-77 mais China, é algo histórico, inédito, uma boa imagem para todos os bolivianos”, destacou.

Evo Morales

Recentemente, Morales informou que seu governo pretende organizar, em junho de 2014, uma cúpula do G-77 mais China para celebrar os 50 anos da fundação deste organismo multilateral.

O chefe de estado pediu aos empresários e às autoridades da cidade de Santa Cruz para trabalharem no sentido de avaliar as verdadeiras possibilidades deste projeto. Ele solicitou um levantamento hoteleiro para analisar a questão de alojamentos, garantir a hospedagem às delegações de 133 países, além de um eficiente serviço aeroportuário.

O representante permanente da Bolívia na ONU, Sacha Llorenti, explicou que a agenda do G-77 mais China em 2014 dará ênfase nas mudanças climáticas. “Os objetivos de um desenvolvimento sustentável é um debate importante, o qual será uma continuidade dos objetivos das Metas do Milênio”, afirmou.

Segundo Llorenti, a Bolívia cumpriu com várias metas da agenda do milênio em termos de redução da pobreza e garantia de água potável.

O grupo G-77 mais China foi formado em 1964 com o objetivo de reunir os países emergentes para estabelecer políticas de negociação sobre temas comuns e políticas de comércio e desenvolvimento.

Fonte: Prensa Latina