Bolívia quer construir laços de respeito mútuo com EUA

A Bolívia quer construir uma relação de respeito mútuo com os Estados Unidos, afirmou nesta terça-feira (31), o chanceler boliviano David Choquehuanca. Recordou com que por esse motivo foi estabelecido um acordo marco de respeito com o país do norte, que delimita a influência que podem ter ambos os países.

“Nós pedimos para os Estados Unidos para construir uma relação diferente, uma relação de respeito, e que a partir disso seja elaborado um novo acordo marco, para ter uma relação mais respeitosa”, afirmou Choquehuanca.

O chanceler recordou que a Bolívia rompeu relações com Washington porque os Estados Unidos interferia diretamente nas políticas internas do país, em épocas neoliberais, o que, segundo ele, nunca mais se repetirá.

“Nós estamos fartos desta relação de dependência, de sentimento de intromissão com os Estados Unidos, queremos construir uma relação de respeito, não de intervenção, de respeito às nossas normas”, sustentou o chanceler durante uma entrevista com a Red Patria Nueva.