Evo Morales faz reunião de "emergência" sobre G77 na Bolívia

O presidente da Bolívia, Evo Morales, inicia nesta quarta-feira (15) o processo de preparação para a cúpula dos países em desenvolvimento e a China (G77+China), que acontece em Santa Cruz de la Sierra, em meados de junho.  

Evo Morales faz reunião "de emergência" sobre G77 na Bolívia - Pedro Laguna/La Razón

Morales marcou uma reunião “de emergência” com autoridades do departamento (equivalente a Estado) de Santa Cruz – principal polo de oposição ao governo – para tratar de assuntos organizacionais. O chefe de Estado boliviano pretende convidar pessoalmente os mandatários latino-americanos para o G77+China durante a cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos (Celac), que acontece em Havana, no próximo dia 29, e durante a reunião presidencial do Mercado Comum do Sul (Mercosul), que se realiza em Caracas.

O presidente boliviano recebeu a presidência temporária do G77+China no dia 8 de janeiro. “Agora temos uma enorme responsabilidade de organizá-la, temos pouco tempo”, avaliou Morales.

Para a reunião está prevista a participação de delegados de 133 países e de ao menos 20 chefes de Estado. O evento de junho marca também o aniversário de 50 anos do G77+China e, por isso, se pretende reafirmar os critérios para que o grupo promova a luta pela dignidade, soberania e autodeterminação dos povos, além de pensar estratégias para políticas sociais que favoreçam as maiorias.

O ministro da Presidência da Bolívia, Juan Ramón Quintana, manifestou anteriormente que o mandatário chinês, Xi Jinping, prometeu apoiar a gestão de Morales, depois de receber o convite para a reunião das mãos do próprio, no final do ano passado. Também está prevista a presença do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon.

Théa Rodrigues, da redação do Vermelho,
Com informações do jornal boliviano La Razón