Ideia de investigar espionagem americana ganha força na Alemanha
Representantes de partidos governamentais da Alemanha se somaram à exigência da oposição de criar uma comissão parlamentar de investigação sobre a espionagem estadunidense.
Publicado 03/01/2014 16:20
Após o premiê de Baviera, Horst Seehofer, o presidente do grupo social-democrata no parlamento, Thomas Oppermann, também apoiou a iniciativa.
Oppermann considerou inevitável realizar uma investigação da espionagem da Agência de Segurança Nacional (NSA) para esclarecer o assunto.
Nas últimas semanas, os dois partidos da oposição no Bundestag, o Die Linke e Os Verdes, exigiram que fosse criada uma comissão investigadora.
No entanto, por causa da Grande Coalizão entre a União democristiana (CDU) e o Partido Social-democrata de Alemanha (SPD), esses dois partidos não conseguem o quórum necessário de um quarto das cadeiras.
A oposição controla apenas 20 por cento do parlamento na Alemanha, contudo, no escândalo de espionagem que envolve a NSA os partidos parecem estar de acordo.
De fato, o SPD defende um projeto comum de todos os partidos parlamentares, proposta que ainda não foi aprovada pelo partido CDU, da chanceler Angela Merkel.
Revelações de documentos da NSA pelo ex-tercerizado da agência Edward Snowden criaram tensões entre Washington e Berlim, sobretudo quando se soube que o telefone de Merkel foi grampeado durante anos.
Fonte: Prensa Latina