Paraguai: Estudantes planejam novo protesto nesta segunda

Os estudantes da Universidade Nacional de Assunção convocaram todos os centros de altos estudos públicos e privados a protestarem nas ruas nesta segunda-feira (6) contra a alta no custo do transporte. O chamado, encabeçado pelos estudantes da Faculdade de Direito, registrou-se apenas algumas horas depois dos incidentes ocorridos na última sexta-feira (3) quando a polícia interveio contra alguns cidadãos que demonstravam repúdio ao aumento da tarifa.

De acordo com os manifestantes da sexta-feira (3), quatro pessoas permanecem detidas. Vários vídeos que circulam pelas redes sociais pedem outra marcha pelo centro desta capital Assunção.

Os estudantes pedem em sua convocatória que todos os cidadãos se unam e denunciem o aumento de 20% na passagem, mas também o péssimo serviço prestado pelas empresas privadas de transporte.

Os universitários acusam os empresários de pôr em risco diariamente a vida de passageiros pelo mau estado das unidades e sua negativa a investir no reparo e na renovação delas, apesar dos amplos ganhos obtidos.

Os manifestantes pedem que os paraguaios desconsiderem o aumento decretado – o primeiro de dois – se negando a pagar a tarifa ao subir nos ônibus por constituir "um atropelo à economia popular".

O encarecimento do boleto de transporte foi antecedido pela subida no preço de vários alimentos da cesta básica familiar. O governo do país anunciou ainda que haverá aumento no preço dos combustíveis e altas em tarifas de eletricidade e telefone.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Prensa Latina