Equador registra menor taxa de homicídios dos últimos nove anos

O governo do Equador anunciou nesta terça-feira (7) que conseguiu uma histórica redução nos homicídios em 2013 e que aumentou a apreensão de drogas para 57,43 toneladas, o valor mais alto dos últimos quatro anos. A taxa de homicídios no ano passado foi 10,8 casos por cada 100 mil habitantes, a mais baixa nos últimos nove anos e abaixo da média da América Latina, informou o Ministério do Interior em comunicado.

equador

Em 2009, a taxa de homicídios foi 18,64 casos por cada 100 mil habitantes, ou 2.635, enquanto no ano passado o valor baixou para 920, o que representa uma diminuição, em valores absolutos, de 35%.

Com relação ao narcotráfico, o documento intitulado "Viver Sem Medo" indica que a apreensão de 57,43 toneladas de droga em 2013, especialmente cocaína, evitou que mais de 500 milhões de doses chegassem aos consumidores no Equador e em outros países.

O relatório aponta ainda as prioridades relacionadas à segurança no Equador em 2014: resolução de processos sobre desaparecimentos e homicídios; reduzir a taxa de homicídios e assassinatos para apena um digito; combater o microtráfico; consolidação da gestão preventiva; e fortalecimento da luta contra a corrupção. O ministro do Interior, José Serrano, disse que a meta para 2017 é reduzir a taxa para cinco casos de homicídio por cada 100 mil habitantes.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Agência Brasil e do relatório "Viver Sem Medo" do Ministério de Interior do Equador