Setre leva qualificação profissional a 41 municípios baianos

A Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) pretende, a partir de março, qualificar mais de 2.500 trabalhadores, em mais de 41 municípios da Bahia. A iniciativa faz parte do Plano Territorial de Qualificação Social e Profissional (PlanTeQ), realizado pela secretaria, em convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

A previsão é de que sejam investidos mais de R$ 3,5 milhões do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT), com a contrapartida do Tesouro Estadual, segundo a superintendente do Desenvolvimento do Trabalho da Setre, Maria Thereza Andrade.O plano de ação de qualificação foi aprovado durante reunião do Conselho Estadual Tripartite e Paritário de Trabalho e Renda (Ceter-Bahia), em dezembro.

Os cursos oferecidos pelo PlanTeQ, dirigidos a pessoas em situação de vulnerabilidade social, serão de 200 horas/aulas, voltados para atender às cadeias produtivas de alimentos, beleza e estética, construção civil, serviço, comércio, tecnologia da informação, têxtil, transporte e metal mecânica.

O PlanTeQ tem como público prioritário de qualificação trabalhadores sem ocupação, da agricultura familiar, autônomos, beneficiários de políticas afirmativas e pessoas com deficiência. Para execução das atividades, foram credenciadas instituições sem fins lucrativos, prestadoras de serviços técnicos especializados à Setre na área de qualificação social e profissional.

Da redação
*Com Secom/Ba