MPF vai investigar agressões contra moradores do Rio dos Macacos

O Ministério Público Federal (MPF) abriu inquérito na terça-feira (07/01) para investigar a violência sofrida pelos irmãos Edinei Messias dos Santos e Rosimeire Messias dos Santos, moradores do Quilombo Rio dos Macacos, localizado na região da Base Naval de Aratu, em Simões Filho (BA). As vítimas afirmaram que foram agredidas por militares da Marinha na tarde da última segunda-feira (06), ao saírem da comunidade. Ao retornarem foram impedidos de entrar no Quilombo.

De acordo com Rosimeire, os militares bateram nela e ainda esfregaram o rosto da moradora no chão. Edinei também foi agredido. Os militares teriam colocado uma arma na boca dos irmãos, depois os levaram presos. Segundo familiares das vítimas, eles foram liberados na noite de anteontem e prestaram queixa na Polícia Federal.

O procurador Regional substituto dos Direitos do Cidadão, Edson Abdon, que instaurou o inquérito, requereu ao comandante da Base Naval cópias da fita de segurança da portaria de acesso, local onde ocorreu o incidente; das fitas do circuito interno de TV onde as supostas vítimas foram detidas; e o laudo de exame de corpo delito feito em um dos moradores. Pediu ainda informações sobre o tempo que os irmãos Edinei e Rosimeire ficaram detidos no estabelecimento militar.

Em nota enviada à imprensa, o 2º comando do Distrito Naval informou que as detenções foram motivadas pelas ameaças feitas por Edinei contra as sentinelas de serviço e em razão do comportamento violento de Rosimeire, que tentou, inclusive, pegar a arma de um dos militares.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Tribuna da Bahia