Sudesb lança programa em parceria com Ministério dos Esportes

Na manhã desta segunda-feira (13/01), a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) anunciou o lançamento do Programa Segundo Tempo e a entrega de equipamentos esportivos para federações desportistas baianas. Em convênio com o Ministério do Esporte, o programa atenderá a 7.100 crianças e adolescentes em 32 municípios, com 71 núcleos de esporte educacional. As aulas começam no próximo dia 27. A cerimônia aconteceu na Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu, em Salvador.

O Segundo Tempo é um programa do Ministério do Esporte destinado a democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte de forma a promover o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente em áreas de vulnerabilidade social.

Com a presença de atletas e paratletas de várias modalidades, o superintendente apresentou ainda os equipamentos adaptados que irão atender a paratletas baianos de alto rendimento nas modalidades de basquete e corrida. Além disso, ele anunciou a entrega de um ringue de boxe à Federação de Boxe Olímpico e Profissional da Bahia.

Presente na cerimônia, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) destacou a competência com que Bobô conduziu a sua gestão à frente da Sudesb. “Bobô demonstrou ser dono de um grande estilo também na gestão do esporte. Nós sabemos que fazer esporte no Brasil é um ato de coragem. O Ministério do Esporte está mudando essa realidade e Bobô joga esse papel na Bahia" disse.

O secretário Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, também falou sobre as dificuldades que o esporte enfrenta no Brasil, com um orçamento reduzido para atender às muitas demandas. "Imagine que o nosso lema era chegar a 1% do orçamento da União", exemplificou.

Nilton ainda falou sobre a saída do dirigente da Sudesb. "Bobô é uma unanimidade, veio do futebol, mas foi um diretor que conseguiu contemplar as diversas modalidades esportivas, mesmo com todas as dificuldades", afirmou. Bobô está deixando o cargo para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.

A cerimônia contou ainda com as presenças do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB); do secretário nacional de Esporte, Lazer e Inclusão Social, Randal Farah; do vereador de Salvador Everaldo Augusto (PCdoB); do diretor do Instituto Mauá, Elias Dourado; do coordenador de Esporte da Setre, Marcos Pimentel; do secretário executivo do programa Fazatleta, Rodrigo Farias; do presidente da Federação de Atletismo da Bahia, Og Robson; do presidente da Federação de Boxe Olímpico, Joilson de Santana, além de desportistas e líderes comunitários ligados ao esporte e ainda representantes da Associação Baiana de Deficientes Físicos (Abadef).

Cidades contempladas

Durante dois anos, o programa Segundo Tempo da Sudesb promoverá atividades esportivas e culturais para alunos entre 6 e 17 anos nas modalidades de basquete, vôlei, futsal, futebol de campo e handebol, além de atletismo e capoeira. Os participantes receberão o fardamento e material esportivo no período das atividades no núcleo. Realizado em três dias na semana, o programa permitirá que cada aluno tenha acesso a atividades diárias com carga horária entre duas e quatro horas.

O programa contemplou as cidades de Aiquara, Amargosa, Antônio Gonçalves, Baixa Grande, Cachoeira, Conceição do Jacuípe, Cardeal da Silva, Filadélfia, Guanambi, Ipirá, Igaporã, Itabela, Jaguarari, Lapão, Muritiba, Muniz Ferreira, Nazaré, Ourolândia, Palmas do Monte Alto, Piatã, Presidente Dutra, Remanso, Riachão do Jacuípe, Santa Luz, São Gonçalo Campos, São Felix, São Francisco do Conde, Serrolândia, Saúde, Terra Nova, Várzea da Roça e Varzedo.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências