Cartes e Maduro debaterão dívida paraguaia e relações bilaterais

Os presidentes do Paraguai, Horacio Cartes e da Venezuela, Nicolas Maduro, se reunirão a sós na próxima cúpula do Mercosul, que será realizada nos dias 30 e 31 deste mês, como informou à TeleSUR o novo embaixador da Venezuela em Assunção, Alfredo Murga .

Mandatários encerram período de hostilidade nas relações bilaterais após o golpe de Estado que destituiu o ex-presidente Fernando Lugo em 2012

Durante a reunião, uma das questões sobre a mesa será a renegociação da dívida que a estatal paraguaia Petropar tem há anos com a Petróleos de Venezuela (PDVSA).

Leia também:
Entrada da Venezuela no Mercosul é ratificada em Assunção

A dívida se refere a um acordo para fornecimento de petróleo que a PDVSA assinou em 2005, entre os então presidentes Nicanor Duarte Frutos e Hugo Chávez.

A Venezuela suspendeu o fornecimento de petróleo para o Paraguai em junho de 2012, após suspender as relações com o país guarani dado o golpe institucional contra o então presidente Fernando Lugo, substituído pelo liberal Federico Franco.

"Maduro ordenou os estudos pertinentes e seguramente já há uma proposta de entendimento. Estamos seguros e convencidos de que conversando vamos entrar em acordo, em benefício dos dois países", disse Murga.

O diplomata garantiu que a Venezuela vai apoiar "tecnologicamente e com assessoria técnica a Petropar" e admitiu que "certamente" o Paraguai está interessado em voltar a importar petróleo venezuelano.

Com TeleSUR