George realiza palestra no Fórum Social Temático

Vereador falará sobre a experiência do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal para representantes de várias cidades de todo o mundo.

Fórum Social Temático
Na próxima semana, entre os dias 21 e 26 de janeiro, a cidade de Porto Alegre (RS) será palco de mais uma edição do Fórum Social Temático (FST). O tema desta edição será "Crise Capitalista, Democracia, Justiça Social e Ambiental". O evento reúne delegações oriundas de cidades dos cinco continentes, interessadas em debater variadas temáticas sociais, políticas, econômicas e culturais. O vereador George Câmara (PCdoB) foi convidado pela organização do evento a realizar no dia 23 de janeiro, uma palestra sobre “A experiência do Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal”. Responsável por sua criação (pioneiro no Brasil), George, que também é o presidente do Parlamento, irá descrever as atribuições e a importância deste para a metrópole natalense.

O Parlamento Comum da Região Metropolitana de Natal é um fórum político que reúne os 154 vereadores de todas as Câmaras Municipais da RMN (Natal, Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Nísia Floresta, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu e Vera Cruz.) e tem como objetivo a integração econômica, política, social, cultural e ambiental entre suas populações, constituindo-se num espaço de discussões e reivindicações. Dessa forma, o mesmo busca utilizar essa articulação para que os parlamentares atuem de forma conjunta ao solucionar problemas que afetam toda a região, e não apenas seus municípios individualmente.

Segundo o vereador George, a palestra servirá para divulgar a experiência vitoriosa do Parlamento Comum para vários vereadores do Brasil e de outros países que participam do encontro. “Queremos que o trabalho desenvolvido por nós, sirva de inspiração para outras Casas Legislativas, e que em especial, conduza os parlamentares de cidades pequenas a se unirem aos colegas vizinhos com o intuito de trazer desenvolvimento econômico e social não só para o seu município, mas também para toda a região”, explicou o vereador do PCdoB.

George ainda explicou que a palestra por ele proferida, ajudará tanto para expor a atuação do Parlamento Comum, quanto para “colher novas ideias sobre como nos aperfeiçoar, pois as realidades são diferentes, mas o objetivo de nos aliarmos em defesa do desenvolvimento urbano é comum a todos”.

Sobre o Fórum Social Temático (FST):

O Fórum Social Temático (FST) é um evento organizado por Entidades e Movimentos Sociais ligados ao processo do Fórum Social Mundial (FSM). Ele se propõe a ser um espaço de debates, articulação, proposição e luta, denunciando todo tipo de exploração e discriminação.

Construído como local plural e diversificado que articula de forma descentralizada, em rede, Entidades e Movimentos engajados em ações concretas, dos níveis local ao internacional, o FST é aberto ao aprofundamento das reflexões e debates sobre novas formas de construção do exercício do poder popular.

O Fórum Social Mundial (FSM) se reuniu pela primeira vez na cidade de Porto Alegre (RS), entre 25 e 30 de janeiro de 2001, com o objetivo de se contrapor ao Fórum Econômico Mundial (FEM) de Davos na Suíça. O FEM tem cumprido, desde 1971, papel estratégico na formulação do pensamento dos que promovem e defendem as nocivas políticas neoliberais em todo mundo.