Rússia sinaliza que vai prorrogar asilo de Snowden

O governo da Rússia prevê estender o asilo político do ex-funcionário da Agência de Segurança Nacional estadunidense (NSA, na sigla em inglês), Edward Snowden.

Foi o que anunciou nesta sexta-feira (24) o presidente da Comissão de Assuntos Internacionais do Parlamento russo, Alexei Pushkov, que afirmou que Snowden tem liberdade para voltar aos Estados Unidos quando queira.

Em um dos painéis do 44º Forum Econômico Mundial de Davos, Suíça, Pushkov anunciou que Moscou confirmou o pedido de Snowden para prorrogar seu asilo no país.

Na quinta-feira (23), Snowden declarou que seu regresso aos Estados Unidos “é a melhor solução para todas as partes”, mas “desgraçadamente, não é possível diante das leis atuais de proteção dos denunciantes de irregularidades”.

Em 31 de julho de 2013, Snowden recebeu asilo por parte do governo da Rússia, vigente por um ano, depois de ter viajado de Hong Kong a Moscou, esperando a proteção de algum governo diante de sua possível detenção pelos vazamentos de informação secreta da NSA.

Em 6 de junho de 2013, Snowden vazou uma série e de documentos que revelaram a existência de um programa de espionagem da Casa Branca, conhecido como PRISM, que permite à NSA ter acesso a conversações privadas no Facebook, Google, Skype e outros serviços online.

Hispan TV