Heróis da Revolta os Búzios serão homenageados por meio de edital

Nesta terça-feira (28/01), uma audiência pública será realizada com o intuito de discutir a elaboração do edital que vai contemplar a Via Expressa Baia de Todos os Santos, que terá monumentos dos cinco heróis da Revolta dos Búzios. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), acontecerá no Instituto Anísio Teixeira (IAT/SEC), localizado na avenida Luis Viana Filho, Salvador.

Inscrições e sugestões do público para a elaboração do edital podem ser feitas através do e-mail [email protected] ou na sede da Sepromi, localizada na avenida Paulo VI, Edf. Belmonte Empresarial, nº 760, 3º andar – Pituba.

O edital vai selecionar propostas de produções artísticas que simbolizem uma homenagem a João de Deus do Nascimento, Lucas Dantas de Amorim Torres, Manuel Faustino Santos Lira e Luís Gonzaga das Virgens e Veiga. A participação da sociedade, artistas e atores sociais é de grande importância para a construção do edital.

De acordo com a Sepromi, estará presente a Comissão Organizadora do edital, que é formada pelos chefes de gabinetes da Sepromi, Secretaria de Cultura (Secult) e Secretaria de Educação (SEC), além da diretoria da Fundação Pedro Calmon (FPC) e do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

Em nota, a secretaria afirmou que a homenagem aos heróis da Revolta dos Búzios é por entender que o movimento fortaleceu os ideais de liberdade e igualdade no Brasil. Além disso, a Lei Federal nº 12.391, de 04 de março de 2011, que determinou a inscrição dos nomes dos líderes da Revolta dos Búzios no Livro dos Heróis da Pátria, também influenciou a construção do edital.

Revolta dos Búzios

Também conhecida como Revolta dos Alfaiates e Conjuração Baiana, a Revolta dos Búzios foi um dos movimentos mais importantes do país, pois buscava a independência, liberdade dos escravos e a igualdade racial e social. Ocorrida na Bahia, o objetivo da conspiração foi o de se libertar da Coroa Portuguesa. Em 8 de novembro de 1799, quatro integrantes do movimento foram enforcados, em praça pública, para que servissem de exemplo.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro