PCdoB (BA) se reúne com base de apoio à candidatura de Rui Costa 

O PCdoB participa, nesta terça-feira (28), em Salvador, do lançamento oficial das atividades e dos grupos de trabalho para a elaboração do Programa de Governo Participativo, que vai nortear a chapa majoritária encabeçada pelo Partido dos Trabalhadores (PT). O encontro, que acontece no Hotel Fiesta, no bairro do Itaigara, às 18h30, deve reunir todos os partidos da base de apoio à candidatura de Rui Costa pela primeira vez.

Nesta primeira fase de discussões, o grupo deverá eleger um conselho político e um núcleo de coordenação para a elaboração do programa de governo, com representantes da base. De acordo com o presidente estadual do PCdoB, deputado federal Daniel Almeida, o partido terá espaço nas duas instâncias. 

O posicionamento do PCdoB, em relação ao programa, inclusive, já está pronto, segundo o presidente. O partido vai defender que a construção do programa de governo tenha caráter democrático e se paute nos anseios da população. A iniciativa, para ele, fortalece o projeto político já em curso e evidencia o diferencial da chapa.

“A nossa expectativa é que esse debate consiga mobilizar, não só a militância, como a sociedade sobre os diversos temas que dizem respeito à elaboração de um plano que eleve o nosso projeto político para um outro patamar. Começamos a apresentar um diferencial, que é de fazer a elaboração do plano de forma democrática, ouvindo a população”, afirma Daniel.

Anúncio

Após o primeiro encontro da base, o PCdoB vai promover, no dia 6 de fevereiro, um evento para oficializar o apoio às candidaturas de Rui Costa (ao governo) e de Otto Alencar (ao Senado). Na ocasião, que deve contar com a participação dos pré-candidatos, o partido pretende discutir, também, o critério para a formação da chapa majoritária, que ainda não preencheu a vaga de vice.

O PCdoB já declarou ser a favor da presença de uma mulher na chapa – de preferência que o nome seja o da deputada federal Alice Portugal. “Ter uma mulher é um critério que consideramos relevante e que ajudará a qualificar a chapa e melhorá-la, do ponto de vista das condições da disputa”, conclui Daniel Almeida.

De Salvador,
Erikson Walla