Angola enfatiza cooperação regional por paz e segurança

A Angola desenvolverá a sua política de contribuir de forma ativa para os esforços de manutenção da paz e assumirá as suas responsabilidades no âmbito internacional, afirmou o ministro de Defesa Nacional Cândido Pereira Van-Dunem, nesta terça-feira (28).

O ministro ressaltou que o apoio que Angola pretende prestar se centrará primordialmente no continente, onde se insere no marco regional, e em especial nos órgãos como a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral e a Comunidade Econômica de Estados da África Central.

Da mesma forma, a Angola pretende focar na Comunidade de Países de Língua Portuguesa, na Comissão do Golfo da Guiné e na Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos.

Leia também:
Angola pontua esforços para promover a paz e integração regional
Mais de 26 mil refugiados voltam a Angola até final do ano

As políticas de cooperação, disse o ministro, “deveriam estar respaldadas por uma estratégia integrada de segurança e desenvolvimento, com vistas à estabilidade dos Estados.”

Van-Dunem considerou que a luta contra o terrorismo, o tráfico de armas, drogas, imigração, pirataria marítima, saqueios dos recursos naturais e outros crimes transnacionais são problemas que afetam toda a região.

Estes, continuou, “requerem cada vez maior eficácia das políticas de cooperação e respostas conjuntas no âmbito da defesa e da segurança.”

Angola, que assumiu neste ano a presidência da Conferência Internacional da Região dos Grandes Lagos, continuará com a busca por melhores soluções para colocar um fim aos conflitos e garantir a paz, a segurança e a estabilidade política na sub-região, pontuou o ministro.

Van-Dunem ressaltou que as autoridades angolanas estão cada vez mais convencidas de que um clima de distensão nas relações entre os Estados permite buscar formas mais equilibradas na cooperação sob os princípios acordados, como o da não ingerência, o respeito e o benefício mútuo e recíproco.

Nesta perspectiva, reiterou, a Angola assumirá os seus compromissos no marco bilateral e multilateral, para contribuir com a paz, a segurança internacional e a promoção de relações cada vez mais saudáveis entre os Estados.

Com Prensa Latina,
Tradução da redação do Vermelho