RS: rodoviários de Porto Alegre entram em greve

Os funcionários do transporte coletivo da capital gaúcha começaram nesta segunda-feira uma paralisação por tempo indeterminado. Atualmente, apenas 30% da frota atende a população. A greve que foi aprovada pelo sindicato da categoria na última semana pede reajuste salarial de 14%, aumento de R$4 no vale-alimentação e manutenção do plano de saúde.

Greve dos Rodviários do Porto Alegre

Segundo o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Júlio Gamaliel Pires, até o momento as empresas não propuseram uma negociação, os trabalhadores vão continuar de braços cruzados até terem, pelo menos parte, dos direitos reivindicados atendidos.

Já as empresas deixam claro que não vão atender as reivindicações se não houver reajuste no valor da passagem.

Atualmente apenas 436, dos 1453 ônibus que circulam normalmente estão atendendo a população. Enquanto durar a paralisação as lotações podem transportar passageiros em pé, o sistema de semáforo foi alterado em toda a cidade para agilizar o transporte e a prefeitura de Porto Alegre entrou com um pedido na Justiça para que a frota mínima de ônibus em operação suba para 70% nos horários de pico, e 50% durante o resto do dia.

O monitoramento do trânsito é feito pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que garante intervir, se necessário, para garantir a circulação das linhas. A prefeitura solicitou ainda apoio da Polícia Militar local para agir em caso de tumulto, mas nenhuma ocorrência relacionada foi registrada durante o primeiro dia de paralisação.

Da redação do Vermelho