PCdoB debate os desafios e entraves da Saúde no Brasil
Ocorre, nesta sexta-feira (31), na sede do Comitê Central do PCdoB, o Encontro Nacional de Médicos. Em entrevista à Rádio Vermelho, Julia Roland, a médica e membro de Comitê Central do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) destacou que o evento terá como objetivo debater, criticamente, a Saúde no Brasil, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e as condições de trabalho dos profissionais.
Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo
Publicado 29/01/2014 16:35
Ao opinar sobre a questão, Renato Rabelo, presidente Nacional do PCdoB, também destacou a centralidade do evento e lembrou que discutir reformas estruturais, em especial a Saúde, é uma prática que compõe a estratégia de ação do PCdoB.
"Esse Encontro se converte em um espaço crucial, não só pela saúde, mas pelo entendimento de que sem as reformas, o Brasil não avançará. A saúde, bem como as demais bandeiras apresentadas nas ruas, são questões candentes e o PCdoB sempre debateu e enfrentou essas questões em todas as esferas que atuou”, acentuou o dirigente comunista.
Na mesma linha, Julia Roland destacou que o evento reunirá os médicos, comunistas, que atuam nas entidades médicas, no parlamento e nas gestões municipais, estaduais e federais. "O Encontro terá como objetivo discutir os principais desafios da área da saúde. Ela lembrou que em 2013, o Sistema Único de Saúde (SUS) completou 25 anos e a saúde é apontada, pela população, como um dos problemas prioritários para ser resolvido", indicou ela.
Julia Roland reforçou que "a proposta é fazer uma balanço do processo de construção do SUS, que acabou de completar 25 anos, com foco no financiamento e na gestão. Além disso, iremos discutir os problemas relacionados ao trabalho médico, ou seja, refletiremos sobre as condições de trabalho desses profissionais", externou.
Ao falar sobre a luta pelo fortalecimento do SUS, Julia Roland, que também é a coordenadora nacional de Saúde do PCdoB, destacou que um dos maiores desafios, nesta lua, é a ampliação do financiamento para o setor.
"Hoje, um dos principais desafios do SUS é como ampliar seu financiamento. Esse desafio está diretamente ligado à luta pela implementação das reformas estruturais que o PCdoB defende. Penso ser esse um dos desafios principais de nossa agenda. A ele, acrescento, também, a formação dos profissionais nos dias de hoje", enumerou.
Serviço:
Data
Sexta-feira, 31 de janeiro
Horário
Das 9h às 17h
Onde
Auditório do Comitê Central do PCdoB, na Rua Rego Freitas, 92 – 6º andar. Centro – São Paulo.
Acompanhe a íntegra da entrevista na Rádio Vermelho: