Edital do Humor: Ceará Riso Frouxo visitará cidades do interior

A iniciativa “Ceará Riso Frouxo”, que partiu dos humoristas Gil Soares e Edson Santo, foi aprovada no I Edital do Humor do Ceará do Governo do Estado e será apresentada ao público em fevereiro.

A população do Ceará ganhará, durante todo mês de fevereiro, apresentações gratuitas e outras a preços populares em diversos pontos do Estado por meio do projeto itinerante Ceará Riso Frouxo. O objetivo dos humoristas Gil Soares e Edson Santo é levar humor de qualidade a crianças e adultos, a 14 municípios.

O projeto estreou em 2011, realizando uma temporada no Teatro do Humor Cearense, em Fortaleza. No ano passado, foi aprovado no I Edital do Humor do Ceará do Governo do Estado. “O momento agora é de democratizar o acesso a esse tipo de arte. Muitos cearenses, principalmente no Interior, não têm acesso a um show de humor e a nossa intenção é levar esse momento a todos e todas”, explica Edson Santo.

O Ceará Riso Frouxo é dividido em duas vertentes: os espetáculos “Baú de Molecagem” e “Feira Livre, Riso Solto”. O primeiro visa ocupar teatros, colégios e centros culturais das cidades de Guaiúba, Redenção, Aracoiaba, Itapiúna, Capistrano, Caio Prado, Aratuba, Pacoti, Guaramiranga e Baturité. “O espetáculo Baú de Molecagem foi concebido a partir de fragmentos da minha experiência de 20 anos de pesquisas e experimentos sobre um humor espontâneo e criativo. Ele é dividido em três momentos (quadros) que contemplam música, dança, piadas e é permeado por expressões populares. Todos estão convidados e convidadas a conferir essa montagem. Queremos encontrar nos locais, principalmente o público que não têm acesso a shows de humor e agora terão essa oportunidade”, convida Gil Soares.

Já o espetáculo “Feira Livre, Riso Solto”, que estará em exibição na segunda quinzena de fevereiro, visitará os municípios de Caucaia, Horizonte, Pacajus e Cascavel. Na ocasião, o humorista Edson Santo pretende levar entretenimento de qualidade a pessoas destas cidades, assim como de outras mais próximas, já que a feira é ponto de encontro de pessoas de vários lugares. “O projeto visa dar oportunidade, ainda, ao surgimento de novos talentos, já que abre espaço para artistas locais se apresentarem”, conta Edson. Os shows acontecerão, simultaneamente, aos horários das feiras livres com as participações de outros humoristas como Motoca, Dion Queiroz, Elvis Preto, Caboré, Marmita, Veia Cômica, Cléber Fernandes e a dupla Ronaldo e Cibalena. “A ideia é dar oportunidade também a artistas locais, proporcionando a valorização deles”, enfatiza o humorista.

Os idealizadores do Ceará Riso Frouxo

Gil Soares é ator e humorista, arte-educador e estudante de Jornalismo. Tem 20 anos dedicados ao humor, com experiências acumuladas em diversos trabalhos no teatro, televisão, restaurantes, centro culturais, entre outros. Atuou em diversas campanhas publicitárias e durante anos trabalhou em emissoras de TV. Já participou do curta metragem Vida Fuleira (O Artista de Rua e a Bailarina) com direção de André Sampaio e os longas Por Onde Anda Você, de Sérgio Resende e Folia de Rei, de Rosemberg Cariry. Participou, ainda, dos programas nacionais Show do Tom, O Melhor do Brasil e Tudo é Possível. O personagem principal é o Caboré com passagem pela TV Jangadeiro e TV Diário.

Edson Santo é ator, humorista e redator de teatro. Desde 2000 na carreira humorística, ele apresenta montagens utilizando a caricatura de várias personalidades como Reginaldo Rossi, Roberto Carlos, Tim Maia e Sidney Magal. Já participou de programas de TV como o Show do Tom, Domingo Legal e Tudo é Possível. Atualmente se apresenta toda semana na Lupus Bier e produz espetáculos teatrais com personagens criados por ele mesmo. Devido a seu talento, foi escolhido para participar de “Onde Anda Você”, filme de Sérgio Rezende, estrelado por José Wilker, Juca de Oliveira e José Dumont.

Programação (sujeita a alterações)

Serviço

Ceará Riso Frouxo
De 06 a 28 de fevereiro de 2014 em cerca de 14 municípios cearenses
Espetáculo “Baú da Molecagem”: preços populares (R$ 6 inteira e R$ 3 a meia) nos teatros, colégios e centros culturais
Espetáculo Feira Livre, Riso Solto: acesso GRATUITO

Fonte: Secult