Ato Sindical Unitário terá transmissão ao vivo na internet

O Ato Sindical Unitário "Unidos, Jamais Vencidos", que homenageará trabalhadores e dirigentes que foram perseguidos durante a ditadura militar no país, terá transmissão ao vivo pela internet. O evento ocorrerá no sábado (1º), em São Bernardo, e é promovido pelas centrais sindicais como Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), CSPConLutas, entre outras.


Imagem de protesto contra a ditadura/foto: Arquivo-Rede Brasil Atual

“É muito importante resgatar a memória e lembrar da luta protagonizada pela classe trabalhadora em prol da democracia”, expressou João Batista Lemos, dirigente nacional da CTB, que será homenageado no ato sindical.

Leia também:
Ato das centrais homenageia trabalhadores perseguidos na ditadura
Centreville comemora 30 anos da ocupação liderada pelo PCdoB
 

Juntamente com Batista, cerca de 400 pessoas também serão homenageadas como Ângelo Arroyo e Maria Lúcia Poço (que foram executados durante o regime), Aurélio Peres, Eustáquio Vital Nolasco, Marcelo Toledo, Neleu Alves, Joel Batista, Maria Arleide Alves e Ana Martins.

O cetebista, que recebeu anistia em 2013 pela perseguição sofrida na época da ditadura militar no país, ressaltou que graças à resistência popular foram possíveis melhores condições de vida para a população. “Muita gente precisou morrer para garantir a liberdade no Brasil”, recordou, “Algumas conquistas que vemos hoje, foram em decorrência dessa luta que forjou a liderança de Lula”, aponta Batista.

O militante comunista – que integrou o Comando de Greve dos metalúrgicos nos anos de 1979 e 1980, nas empresas Volks e Mercedes Bens – conta que se sente "honrado em ter feito parte de uma época em que os trabalhadores ganharam protagonismo político".

Para Batista, o trabalho da Comissão Nacional da Verdade é essencial para que a nova classe trabalhadora conheça a luta do povo e desenvolva uma consciência de classe. "Ainda temos muito o que fazer. É preciso aprofundar a democracia e reforçar a luta pelo socialismo", afirmou o dirigente.

Está prevista a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; da coordenadora do Grupo de Trabalho ‘Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical’ e membro da Comissão Nacional da Verdade, Rosa Cardoso; do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo e do presidente da seção estadual da central sindical em São Paulo, Onofre Gonçalves.

Acompanhe a transmissão ao vivo por aqui.

Serviço:
Ato Sindical Unitário – "Unidos, Jamais Vencidos"
Quando: Sábado, 1º de fevereiro
Horário: 13h00
Onde: Teatro Cacilda Becker – Praça Samuel Sabattini, nº 50 – Paço Municipal de São Bernardo do Campo

Com informações do Portal da CTB