Ato Sindical Unitário terá transmissão ao vivo na internet
O Ato Sindical Unitário "Unidos, Jamais Vencidos", que homenageará trabalhadores e dirigentes que foram perseguidos durante a ditadura militar no país, terá transmissão ao vivo pela internet. O evento ocorrerá no sábado (1º), em São Bernardo, e é promovido pelas centrais sindicais como Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), CSPConLutas, entre outras.
Publicado 31/01/2014 10:02

Imagem de protesto contra a ditadura/foto: Arquivo-Rede Brasil Atual
“É muito importante resgatar a memória e lembrar da luta protagonizada pela classe trabalhadora em prol da democracia”, expressou João Batista Lemos, dirigente nacional da CTB, que será homenageado no ato sindical.
Ato das centrais homenageia trabalhadores perseguidos na ditadura
Centreville comemora 30 anos da ocupação liderada pelo PCdoB
Juntamente com Batista, cerca de 400 pessoas também serão homenageadas como Ângelo Arroyo e Maria Lúcia Poço (que foram executados durante o regime), Aurélio Peres, Eustáquio Vital Nolasco, Marcelo Toledo, Neleu Alves, Joel Batista, Maria Arleide Alves e Ana Martins.
.
O cetebista, que recebeu anistia em 2013 pela perseguição sofrida na época da ditadura militar no país, ressaltou que graças à resistência popular foram possíveis melhores condições de vida para a população. “Muita gente precisou morrer para garantir a liberdade no Brasil”, recordou, “Algumas conquistas que vemos hoje, foram em decorrência dessa luta que forjou a liderança de Lula”, aponta Batista.
O militante comunista – que integrou o Comando de Greve dos metalúrgicos nos anos de 1979 e 1980, nas empresas Volks e Mercedes Bens – conta que se sente "honrado em ter feito parte de uma época em que os trabalhadores ganharam protagonismo político".
Para Batista, o trabalho da Comissão Nacional da Verdade é essencial para que a nova classe trabalhadora conheça a luta do povo e desenvolva uma consciência de classe. "Ainda temos muito o que fazer. É preciso aprofundar a democracia e reforçar a luta pelo socialismo", afirmou o dirigente.
Está prevista a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva; da coordenadora do Grupo de Trabalho ‘Ditadura e Repressão aos Trabalhadores e ao Movimento Sindical’ e membro da Comissão Nacional da Verdade, Rosa Cardoso; do presidente nacional da CTB, Adilson Araújo e do presidente da seção estadual da central sindical em São Paulo, Onofre Gonçalves.
Acompanhe a transmissão ao vivo por aqui.
Serviço:
Ato Sindical Unitário – "Unidos, Jamais Vencidos"
Quando: Sábado, 1º de fevereiro
Horário: 13h00
Onde: Teatro Cacilda Becker – Praça Samuel Sabattini, nº 50 – Paço Municipal de São Bernardo do Campo
Com informações do Portal da CTB