Chile e Peru se reúnem para executar decisão de Haia

Os ministros de Relações Internacionais e de Defesa do Chile e do Peru se reunirão para implementar a decisão da Corte Interamericana de Justiça (CIJ). A reunião deverá ocorrer nos próximos dias, como informou nesta sexta-feira (31) a ministra das Relações Exteriores do Peru, Eda Rivas.

Presidentes do Chile, Sebastián Piñera e do Peru, Ollanta Humala| Foto: Ladyrene Pérez/ Cubadebate

"Isso vai ser feito o mais cedo possível, os ministros de Relações Exteriores e de Defesa vão se reunir nos próximos dias para determinar quando levarão isso adiante, no menor tempo possível", como informou a agência de notícias EFE.

Leia também:
O efeito Pisco: a disputa diplomática entre Peru e Chile
Haia decide sobre fronteira marítima em favor do Peru

Rivas disse que "não há nenhum condicionamento" para a execução da sentença. Segundo a chanceler, o governo peruano não permitirá que ela se prolongue e ressaltou que os presidentes concordaram em implementá-lo "gradualmente".

O tribunal da ONU com sede em Haia determinou que a fronteira marítima continue como está atualmente até 80 milhas náuticas da costa, mas a partir desta distância até as 200 milhas será atribuídas ao Peru uma parte do mar que até então era de soberania do Chile.

Com Telám