Estados Unidos cogitam impor sanções contra governo da Ucrânia

A Ucrânia, além de enfrentar as pressões dos protestas antigovernamentais, tem que encarar as ameaças e a ingerência dos Estados Unidos.

O governo estadunidense está preparando sanções econômicas para aplicá-las às autoridades ucranianas caso aumente a violência nesse país, informaram na última quarta-feira assessores do Congresso, na condição de anonimato.

Agregaram que já houve discussões a esse respeito, mas ainda não são conhecidos os detalhes finais do pacote das eventuais sanções.

Desde a eclosão dos conflitos na Ucrânia, há dois meses, entre os partidários da ligação do país com a Europa ocidental e as forças estatais, Washington mantém uma postura de ingerência.

Autoridades estadunidenses, em um apoio aberto aos manifestantes, presenciaram pessoalmente os protestos. Foi o caso dos senadores estadunidense John McCain e Chris Murphy que viajaram a Kíev no mês de dezembro do ano passado.

A Administração do presidente dos EUA, Barack Obama, já revogou os vistos de algumas autoridades ucranianas. Por seu turno, o vice-presidente estadunidense, Joe Biden, falou ao menos três vezes com o presidente ucraniano, Viktor Yanukovich.

Os distúrbios na Ucrânia começaram depois da recusa de Yanukovich a assinar em novembro de 2013 um acordo de associação com a União Europeia (UE).

Hispan TV