Dilma: Pronatec terá 8 milhões de matrículas até o fim do ano

"Qualificando melhor os trabalhadores para a nossa indústria, ela se moderniza mais e se desenvolve mais rápido, e, assim, aumenta-se a produtividade do trabalho no Brasil", afirmou, nesta segunda-feira (3), a presidenta Dilma Rousseff ao destacar, em mais um programa no Café com a Presidenta, importância do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec).

Do Vermelho, com informações do Blog do Planalto

Dilma cumprimenta estudante que se formou pelo Pronatec - Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

De acordo com a mandatária, o Pornatec já conta com 5,7 milhões de matrículas, das quais 4 milhões feitas nos cursos de qualificação profissional e 1,7 milhão nos cursos técnicos. “Até o final do ano, vamos chegar aos 8 milhões de matrículas que tínhamos nos comprometido quando lançamos esse programa”, disse.

Dilma ainda informou que 60% das matrículas do Pronatec foram feitas por jovens com idade entre 17 e 29 anos, o que, segundo ela, mostra que eles veem no programa a oportunidade de melhorar a formação e conseguir um bom emprego. “[Isso] também é ótimo para o Brasil, que precisa, cada vez mais, de técnicos e de trabalhadores qualificados, para aumentar a produtividade nas nossas empresas e a competitividade da economia brasileira”, acrescentou.

Ela destacou que, em 2013, os cursos do Pronatec podiam ser encontrados em 3.200 municípios e que, este ano, chegarão a 4.260 cidades. “Até o final de 2014, estarão em funcionamento mais 208 escolas técnicas federais. Já no início de março, teremos, em funcionamento, mais 151 escolas técnicas”, acrescentou. A presidente informou que o governo fez parceria com o Sistema S, como o Senai e o Senac, para a formação de técnicos nas mais variadas áreas.

"Olhando os números, a gente percebe que esses jovens estão começando a vida profissional e eles veem, no Pronatec, uma grande oportunidade de melhorar a formação e conseguir um bom emprego. Isso é ótimo para os nossos jovens, mas também é ótimo para o Brasil, que precisa, cada vez mais, de técnicos e de trabalhadores qualificados, para aumentar a produtividade nas nossas empresas e a competitividade da economia brasileira. Outra boa notícia, é que os cursos do Pronatec estão se espalhando cada vez mais pelo país", pontuou a presidenta;

Ouça mais na Rádio Vermelho: