Cidades argentinas farão julgamentos por crimes contra humanidade

Dois ex-juízes e mais de cinquenta repressores, entre eles Luciano Benjamín Menéndez, que já possui várias condenações, começarão a ser julgados este mês na Capital Federal (Buenos Aires), Rosario, Mendoza e Tucumán.

Serão julgadas as torturas cometidas no centro clandestino de detenção e torturas “El Vesubio”| Foto: Julio Pantoja/ Telám

No dia 13 de fevereiro está previsto que o 4º Tribunal Oral Criminal Federal da capital, conformado pelos juízes Néstor Costabel, Horacio Barberis e Eduardo Carlos Fernández, comece o debate por gravíssimas violações aos direitos humanos cometidas no centro clandestino de detenção e torturas “El Vesubio”.

Leia também:
Argentina e Uruguai abrirão ao Brasil arquivos sobre ditadura
Argentina dá recompensa para informação sobre 59 repressores
 

Neste processo, os repressores Gustavo Adolfo Cacivio, Néstor Norberto Cendón, Jorge Raúl Crespi, Federico Antonio Minicucci e Faustino José Svencionis vão enfrentar as acusações de privação ilegítima da liberdade, tormentos e homicídio, contra 204 vítimas.

Um dia depois, os juízes Noemí Marta Berros, María Ivón Vella e Roberto Manuel López Arango do 2º Tribunal Oral Criminal Federal da cidade de Rosario vão começar a ouvir mais de 150 testemunhas de crimes contra a humanidade cometidos na província de Santa Fé.

Em Mendoza, no dia 17 de fevereiro, o Tribunal Oral Criminal Federal da cidade capital, prevê começar um processo contra os ex-juízes federais Otilio Romano e Luis Miret junto com os co-réus Guillermo Max Petra Recabarren, Rolando Evaristo Carrizo e Gabriel Guzzo.

O cronograma de julgamentos que começam neste mês inclui também o processo a ser realizado na cidade de Tucumán, a partir do dia 17 de fevereiro, com o Tribunal Oral Federal – integrado pelos juízes Gabriel Eduardo Casas, Carlos Enrique Ignacio Jiménez Montilla e Juan Carlos Reynaga-.

Fonte: Telám