Conselho de Esporte e Lazer da Bahia aprova regimento

Na terça-feira (04/02), foi aprovado o regimento interno do Conselho de Esporte e Lazer da Bahia, órgão representativo da comunidade esportiva, que integra a estrutura da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Instituído pela Lei nº 12.585/2012, o Conselho deverá preservar e zelar pela aplicação dos princípios e dos preceitos da Política Estadual de Esporte e Lazer; cooperar na formulação da Política Estadual de Esporte e Lazer; entre outros pontos.

Durante a reunião, o conselheiro Cesar Leiros fez uma rápida apresentação da Política Estadual de Esporte e Lazer declarou que considera a criação do Ministério do Esporte um capítulo novo na história do Brasil. Ele destacou a criação do Sistema Estadual de Esporte e Lazer “como uma experiência da Bahia, que está sendo uma forte referência para outros estados da Federação”.

Presente à reunião, a chefe de Gabinete da Setre, Olívia Santana, valorizou a discussão qualificada dos conselheiros, que pode constatar as carências e as oportunidades existentes, contribuindo para o desenvolvimento do esporte baiano.

Criado concomitante ao Sistema Estadual de Esporte e Lazer, o Conselho chegou para se somar às ações já desenvolvidas pelo Governo do Estado, nos últimos anos, visando o incremento do esporte, seja no apoio aos atletas, ou na construção e reforma de equipamentos públicos.

Integrantes

A presidência do Conselho é ocupada pelo secretário da Setre, Nilton Vasconcelos, e a vice-presidência pelo diretor geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares (Bobô). Compõe ainda o grupo, nomeado pelo governador Jaques Wagner, os esportistas Janete Beanes Maltez do Espírito Santo (SEC); Ricardo de Gouvêa Costa (Sesab); Domingos Leonelli Neto (secretário do Turismo); Ailton dos Santos Ferreira (SJCDH); Isaac Cavalcante de Carvalho e João Bosco Bittencourt (Fórum dos Secretários-Gestores de Esporte e Lazer dos Municípios Baianos).

Participam também do colegiado Augusto Cesar Leiro (UNEB); Neuber Leite Costa (CBCE-BA); Osmar de Freitas Nascimento (Instituições das Pessoas com Deficiência e Superdotadas); José Wagner Fernandes (Sistema “S”); Michelle do Nascimento Vieira (Conferência da Juventude); Gian Marco Biglia (Fórum das Federações de Esporte Amador da Bahia); Paulo Cesar Vieira Lima (Conselho Regional de Educação Física Bahia-Sergipe); e Alfredo Rodrigues Vasconcelos (presidente do Sindiclube).

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre