Celac manifestou total apoio ao diálogo entre as Farc e o governo

A declaração política da 2ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) constitui um referencial de paz com seu apoio ao processo de diálogo entre as Farc-EP e o Governo colombiano.

Durante a reunião na capital cubana, os 33 países do grupo apoiaram a histórica determinação de declarar a América Latina e o Caribe como zona de paz, e expressaram também seu respaldo ao diálogo que, há 14 meses, é desenvolvido pela guerrilha e pelo Governo colombianos para pôr fim ao conflito armado mais longo da região.

Leia também:
Farc responsabilizam Uribe por espionagem nos Diálogos de Paz

“Reiteramos nosso apoio ao processo de diálogo realizado em Havana, Cuba, entre o Governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (FARC-EP), e cumprimentamos os avanços conseguidos mediante a consecução de acordos em dois importantes pontos da agenda”, diz o documento final.

“Chamamos as partes a continuar o processo dirigido a pôr fim a um conflito interno que por mais de 50 anos afeta o desenvolvimento político, social e econômico dessa nação fraterna”, agrega o texto.

Acompanhe o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz

Tal esforço para conseguir a paz foi reconhecido pela própria insurgência e pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que agradeceu à Celac seu apoio ao processo de diálogo.

No contexto do 20º ciclo de diálogo sustentado pelas partes desde 3 de fevereiro, as Farc-EP afirmaram que esta rodada de conversa era retomada em meio a uma "conjuntura internacional favorável" marcada pela cúpula da Comunidade que definiu a América Latina e o Caribe como Zona de Paz.

Acompanhe aqui a cobertura completa do Vermelho sobre a Celac

Com isso "se fortalecem os partidários das soluções políticas e pacíficas aos conflitos" e se envia uma "mensagem clara de apoio à mesa de diálogos que ocorre em Cuba", manifestou a insurgência em um comunicado.

Fonte: Prensa Latina