Confiança no presidente francês é a menor da história

O índice de apoio à administração do presidente francês, François Hollande, caiu para os menores índices históricos, com mais ou menos 19 por cento de aceitação popular, revela nesta quinta-feira (6) uma nova pesquisa.

O número é o mais baixo para um presidente em seus primeiros 21 meses no poder, quando leva-se em conta que Jacques Chirac (1995-2007) tinha 35 por cento e Nicolás Sarkozy (2007-2012) 37, detalhou a pesquisa realizada pela empresa TNS-Sofres.

Esta nova queda foi registrada após o chefe de Estado apresentar em janeiro seu novo Pacto de Responsabilidade das Empresas, que prevê exonerar os executivos do pagamento de impostos, em troca da "geração de postos de trabalho".

De acordo com a TNS-Sofres este plano não convenceu uma boa parte dos simpatizantes do governamental Partido Socialista, nem a esquerda, setor onde o presidente perdeu mais seguidores no último mês.

Outros fatores que incidem na queda da popularidade do chefe do Palácio do Eliseu é o descumprimento de sua promessa de reverter a crescente curva do desemprego e o recente escândalo pelas revelações de uma revista sobre suas supostas relações com uma atriz de cinema.

O questionário foi realizado entre 30 de janeiro e 3 de fevereiro com mil pessoas maiores de 18 anos, que foram entrevistadas em seus domicílios.

Fonte: Prensa Latina