Cristina liga para consumidora indignada com preços do Wall Mart

O governo argentino pactuou com supermercados e distribuidores o preço dos alimentos comercializados no país, tendo como base a análise das cadeias produtivas, com o objetivo de garantir condições de competitividade e combater a especulação. Mas, redes de supermercado que aderiram ao programa estão descumprindo a medida. Foi o que denunciou Romina Ivonne Colombo em seu Facebook. Ao tomar conhecimento do comentário, a mandatária Cristina Kirchner entrou em contato com ela, por telefone.

O programa Preço Cuidado passou a vigorar em todo o país desde segunda-feira (3)| Foto: Telám

A jovem professora publicou em seu Facebook que a rede estadunidense Wall Mart não respeita o acordo de preços fixado com o governo. Antes de ir ao supermercado, Romina anotou o preço dos itens que precisava comprar de acordo com o sugerido pelo programa. “Grande foi minha surpresa quando encontrei apenas quatro produtos, entre eles cebola podre e não havia cartaz explicando o porquê das faltas”.

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Ela também denunciou a prática de mudar a descrição do produto para cobrar mais caro: “me irritei ainda mais quando descobri duas enganações que faz pelo menos esta empresa: a pasta de dente que acrescenta “extra brancura” cobra 4 pesos a mais, e o achocolatado Toddy que tem “extra chocolate” também é mais caro”.

O relato segue contando que ela tentou denunciar a irregularidade no telefone da Defesa do Consumidor, mas não foi levada a sério. “Nesta altura, minha indignação e decepção era muito grande”. Por fim, ela faz um chamado a que todos denunciem as irregularidades vivenciadas no cotidiano: “As denúncias precisam ser feitas (…) porque isso também é parte de um direito, o direito de reclamar para que as coisas se cumpram”.

O relato foi feito na quarta-feira (5). Instantes depois, segundo Romina, uma assessora da presidência lhe mandou uma mensagem dizendo que Cristina Kirchner queria se comunicar com ela. “Pensei que era brincadeira”. Tempos depois, no telefone, estava a presidenta.

“Quero que saibas que li sua mensagem e quando as críticas estão bem fundamentadas, como a tua, eu me encarrego delas”. A mandatária anunciou então que fará mudanças no órgão de Defesa do Consumidor e que criará uma espécie de Call Center em cada cidade para receber as denúncias.

"Cristina costuma utilizar a palavra empoderar para se referir à necessidade de que a sociedade, em seu conjunto, possa se organizar frente aos abusos dos poderes concentrados", escreveu Sebastián Premici no Página/12.

“Sou das que pensam que com a reclamação apenas não basta. É preciso reclamar e exigir por todas as vias legais. Nossos direitos se exercem todos os dias. A democracia não é simplesmente votar a cada dois anos”, disse Romina ao jornal argentino.

Da Redação do Portal Vermelho,
com informações do Página/12