Comunidades quilombolas se reúnem para debater políticas públicas

Mais de 500 pessoas de 13 comunidades do Estado estiveram reunidas no sábado (08/02), durante o Encontro das Associações e Comunidades Quilombolas da Bahia. O evento aconteceu na Escola Parque, no bairro da Caixa D’Água, em Salvador, quando os presentes discutiram as políticas públicas de Promoção da Igualdade Racial e os avanços dos governos nos últimos anos.

Na ocasião, o movimento redigiu uma carta onde pontuou as necessidades das comunidades e o que esperam das ações promovidas pelos governos estadual e federal. Também disseram apoiar o quilombo Rio dos Macacos e cobraram do poder público uma posição emergencial para resolver a situação. O documento será entregue ao governo federal.

O presidente da Fundação Palmares, Hilton Cobra, falou da importância dos quilombolas estarem sempre reunidos para fortalecer o movimento e ter mais força para cobrar políticas públicas. “Vamos dar um salto além e vamos procurar comunidades para certificá-las ainda este ano. A ministra Luiza Bairros pontuou ainda que a situação de muitos quilombos não são boas, mas, segundo ela, há um esforço do governo para melhorá-la”, declarou.

“Caminhamos em ações de inclusão social, ampliamos assistência técnica e extensão rural. Neste ano teremos a prioridade de cuidar das estradas e os acessos às comunidades”, disse Hilton Cobra.

O secretário Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Elias Sampaio, reforçou que o caminho para melhorar as condições de vida nas comunidades quilombolas é longo e lembrou que a mudança só surge a partir da força de vontade dos governos e dos quilombolas, o que tem sido comprovado nos últimos anos.

“Apesar de termos pavimentado nossa estrada, temos muito que percorrer. O compromisso do governador é de todos. Temos um governo que está com a política estabilizada e estamos trabalhando para criar uma plataforma ainda mais favorável”, destacou Elias.

Organizado pelo Conselho Estadual das Comunidades Quilombola com apoio da Sepromi, o encontro contou ainda com a presença da ministra da Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), Luiza Bairros, do deputado federal Luiz Alberto, além de representantes da Casa Civil e da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC).

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Sepromi