Rússia e China acertam projetos conjuntos no setor petrolífero
A Rosneft, maior petroleira russa, está desenvolvendo projetos de exploração conjunta de petróleo entre Rússia e China. Estes serão apresentados pelo Presidente Vladimir Putin ao seu colega Xi Jinping quando de sua visita oficial em maio. A notícia foi divulgada pelo Presidente da Rosneft, Igor Sechin, considerado como um dos homens de maior confiança do chefe de Estado.
Publicado 10/02/2014 18:20
Sechin, por sinal, acompanhou as conversações entre os líderes da Rússia e da China na semana passada em Sochi, antes da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno.
A Rússia também está ampliando o fornecimento de petróleo para a China, através das tubulações que ligam as cidades russa e chinesa de Skovorodino e Mohé. Este ramal faz parte do grande oleoduto que vai do leste da Sibéria até o Oceano Pacífico, levando petróleo da Rússia para Coreia, China e Japão.
Além disso, Igor Sechin está discutindo com os diretores da Corporação Nacional de Petróleo da China a exploração de gás, junto com a Rússia, na Sibéria Ocidental, e a construção de um complexo petroquímico na mesma região.
Fonte: Diário da Rússia