Telemedicina começa a funcionar no Gama
Serviço atenderá pacientes graves, que receberão diagnósticos mais rapidamente no hospital regional da cidade
Publicado 17/02/2014 17:40 | Editado 04/03/2020 16:38
O serviço de telemedicina começou a funcionar esta semana no Hospital Regional do Gama. Trata-se de uma metodologia que permite consulta médica, apoio para diagnóstico, troca de informações e acompanhamento especializado, em tempo real, com a equipe multidisciplinar do Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo (HIAE).
"Estamos inovando os serviços na rede pública de Saúde do Distrito Federal e quem é mais favorecida é a nossa população. Teremos as condições necessárias para atender qualquer tipo de demanda com base na segunda opinião dos especialistas do HIAE", disse o coordenador local do projeto, o pediatra Marcus Fonseca.
A medida – parte do "Programa de Apoio e Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde" (Proadi-SUS) do Ministério da Saúde – beneficiará os pacientes graves em suas diversas complexidades clínicas e que estão internados no pronto-socorro adulto e na unidade de terapia intensiva.
"A nossa equipe estará preparada para dar suporte necessário para todas demandas de urgência e emergência do HRG, como nos casos clínicos de traumas e de AVC (acidente vascular cerebral)", informou o cardiologista do HIAE e responsável pela capacitação da equipe do pronto-socorro, Carlos Abreu Filho.
O serviço funcionará 24 horas por dia, com um médico plantonista, que pode ser um neurologista, um médico intensivista ou um cirurgião-geral.
SERVIÇO – No Brasil, o projeto do Proadi-SUS já funciona em 11 estados. A telemedicina favorece a melhor distribuição de conhecimentos técnicos científicos de forma igualitária e universal seguindo os princípios e diretrizes do SUS.
Através dos recursos da tecnologia, os hospitais distantes dos mais avançados centros clínicos têm a oportunidade de vivenciar práticas a distância, através de consultorias de uma equipe multiprofissional especializada.