Inclusão: Campi do IFCE ganham equipamentos de acessibilidade

O objetivo é melhorar a infraestrutura para pessoas com deficiência

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) está dotando seus campi de equipamentos para facilitar o dia a dia de alunos deficientes. Neste primeiro momento, a instituição investiu R$ 200 mil reais em equipamentos como máquina de escrever em braile, lupas eletrônicas, scanner de voz e cadeira de rodas, produtos tecnológicos e pedagógicos, além de material de escritório.

A primeira entrega foi no campus de Limoeiro do Norte, por ocasião do Seminário Regional de Fortalecimento das Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência da Região do Vale do Jaguaribe. Na oportunidade, o Núcleo de Assistência às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne) da unidade também recebeu uma cadeira de rodas, uma lupa eletrônica, além de um tablet de 7”, um HD externo, uma caixa de som e um multiplano (instrumento pedagógico para ensino de matemática a pessoas com deficiência visual).

De acordo com o presidente da Comissão Técnica para Implantação das Políticas de Acessibilidade do IFCE, Agebson Rocha Façanha, também, está prevista, para abril, capacitação para 46 servidores envolvidos com os Napnes, no valor total de R$12 mil, com objetivo de treinar o grupo para adaptação de materiais digitais.

O gestor explica ainda que os equipamentos comprados para oferecer melhores condições de atendimento aos estudantes deficientes estão sendo encaminhados para os Napnes de cada campus, conforme a demanda de cada um deles. Alguns equipamentos solicitados serão ainda comprados numa segunda licitação pública.

A Comissão Técnica para Política de Acessibilidade dos Institutos Federais, formada por docentes do IFCE, pretende realizar um censo para detectar o número de alunos e servidores com deficiência na instituição. Levantamento inicial indica que, hoje, o IFCE conta com 165 discentes e 11 professores e/ou técnicos administrativos com algum tipo de deficiência.

Fonte: IFCE