União da Juventude Socialista declara apoio a Maduro

Em nota oficial a União da Juventude Socialista (UJS) repudia a tentativa de golpe da oposição venezuelana e declara apoio ao presidente democraticamente eleito, Nicolás Maduro, e ao povo venezuelano.

Nicolás Maduro
Veja a nota na íntegra: 

"A União da Juventude Socialista vem a público repudiar mais uma tentativa violenta de golpe de Estado na Venezuela.

Não é de hoje que as forças de direita, aliadas ao governo norte americano, tentam pela força das armas, derrubar o governo democraticamente eleito na Venezuela. Foi desta maneira que em 2002 os opositores do ex-presidente Hugo Chávez tomaram o Palácio Miraflores e o sequestraram, tentando obriga-lo a assinar uma carta de renúncia. Na ocasião o golpe não durou mais que um dia, o povo foi às ruas, cercou o palácio Miraflores e trouxe Chávez de volta ao poder. Tentativas de golpes como esta já foram realizadas em Honduras e no Paraguai.

Depois de perderem no voto as eleições, tanto a eleição de Maduro, quanto as eleições municipais, a oposição tenta através da violência e da manipulação da informação confundir o povo venezuelano e de todo o mundo.

Imagens foram grosseiramente manipuladas para fazer crer que o governo democraticamente eleito age à margem da lei e reprime violentamente as manifestações. Imagens de supostas manifestações pacíficas duramente reprimidas pela polícia foram espalhadas pelas redes sociais desde a semana passada, mas, a própria rede social provou que tais imagens não se referiam a manifestações na Venezuela. Haviam até imagens de manifestações brasileiras sendo divulgadas pela oposição como se fossem venezuelanas. Sem contar os cartazes espalhados pela cidade de Caracas que diziam: “Venezuela necessita de ti! Mata um Chavista”.

Os criminosos que fazem oposição ao governo de Nicolás Maduro, democraticamente eleito pelo povo, não agem sozinhos, assim como em 2002 e em vários outros momentos, agem com apoio irrestrito do EUA, por isso também apoiamos a expulsão dos diplomatas americanos que foram pegos participando das manifestações da oposição, as mesmas que levaram três pessoas a óbito e feriram mais de vinte.

O que está em jogo é a força da Venezuela e de seu governo que busca construir um país independente, imprescindível para a integração de uma América Latina e Caribe soberanos, sem a ingerência imperialista.

Nos marcos de comemoração do bicentenário da independência venezuelana, nós da União da
Juventude Socialista saudamos o processo revolucionário iniciado por Hugo Chávez e continuado por Nicolás Maduro.

A atual batalha é a continuação do longo processo de 200 anos que o povo venezuelano constrói para assegurar sua verdadeira independência longe dos interesses imperialistas. Como dizia o grande Simón Bolívar: “Mais custa manter o equilíbrio da liberdade do que suportar o peso da tirania”. Viva a Venezuela! Viva a revolução bolivariana!

São Paulo, 18 de fevereiro de 2014"