"Propaganda de guerra": Maduro ameaça bloquear CNN na Venezuela

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quinta-feira (20) que o governo iniciou um processo administrativo "para tirar a CNN da Venezuela", justificando que não aceitará mais a "propaganda de guerra".

Maduro deu um ultimato à rede norte-americana CNN para que cesse a transmissão do que chamou de "propaganda de guerra". Ele destacou que "meios internacionais como o canal CNN em espanhol se dedicam a difundir o ódio".

"Eu pedi à ministra de Comunicação e Informação, Delcy Rodríguez, que emita um comunicado à CNN na Venezuela para que retifiquem sobre sua programação de guerra. A emissora sairá do país se não se retificar. Não aceito mais guerra midiática”, disse. Segundo o presidente, "eles querem mostrar ao mundo que na Venezuela há uma guerra civil, mas na Venezuela o povo está trabalhando".

Leia também:
Maduro instala Comando Nacional Antigolpe na Venezuela
Golpe suave: como a CIA derruba governos democráticos
Governo da Venezuela diz que declaração de Obama expõe ingerência
Venezuela é vítima de uma nova tática intervencionista da direita


A ministra Delcy Rodríguez confirmou em sua conta no Twitter que começou o procedimento administrativo para a retirada do canal, “se não houver retificação”. Mais cedo, o deputado do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) Darío Vivas informou que a comissão de meios da Assembleia Nacional iniciou uma investigação para detectar se havia intromissão na soberania venezuelana por parte da empresa de comunicações estrangeira.

A Comissão Nacional de Telecomunicações (Conatel) emitiu uma nota na semana passada informando que meios de comunicação que transmitissem atos violentos (referindo-se à cobertura dos protestos e manifestações de vandalismo) seriam penalizados.

Um dos primeiros afetados, que para a Conatel teria infringido a regra, foi o Canal de Notícias colombiano NTV24. O sinal da TV no país, distribuído por assinatura, foi interrompido.

Da redação do Vermelho,
Com informações da Telesur