Daniel Ortega alerta para intenções dos EUA contra a Venezuela

O presidente nicaraguense, Daniel Ortega, afirmou que os Estados Unidos concentrará forças para tentar destruir o processo revolucionário da Venezuela, e com isso provocar um desastre na Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos.

Ortega, que realizou um encontro nesta quinta-feira com os participantes na reunião do Grupo de Trabalho do Fórum de São Paulo, que começou na capital daquele país na quarta-feira (19), destacou que os povos da região estão se integrando e se unindo.

"(Os Estados Unidos) Querem lançar sua ofensiva sobre os pontos neuvrálgicos que são o suporte ideológico da integração e a unidade latino-americana e no Caribe", assegurou.

Ortega advertiu que as forças do capitalismo global estarão sempre lutando para impor sua hegemonia, ainda que no planeta, durante este tempo, foram se definindo, cada vez mais, diversos polos políticos, econômicos e sociais.

"Conseguido avançar desafiando a Lei da Gravidade. A Gravidade no claro sentido da palavra, quando temos a frente essa força que ainda envolve nosso planeta e que é a tirania do capitalismo global", denunciou.

"Na sua opinião, o que ocorre na Venezuela, e a forma com que vêm crescendo os mecanismos desestabilizadores da ultra direita, apoiada pelo império norte-americano, não pode ser chamado de outra forma senão terrorismo", publicou o site El 19 Digital.

"A declaração emitida pelo Grupo de Trabalho do Fórum de São Paulo compromete a todos na batalha pela Venezuela e pela unidade da região", completou o Chefe de Estado em alusão à condenação desse organismo aos atos desestabilizadores impulsionados pela direita nessa nação sul-americana.

O presidente afirmou que além dos objetivos da declaração do Fórum de São Paulo, se somarão outras iniciativas para dar maior importância e fortaleza à solidariedade ao povo e ao governo venezuelano.

Fonte: Prensa Latina