Festival É Tudo Verdade divulga vencedores

A 19ª edição do Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade, encerrada no último domingo (13), em São Paulo e no Rio de Janeiro, anunciou seus vencedores na noite de sábado (12), em cerimônia no Cine Livraria Cultura, na capital paulista.

Cena do filme Homem Comum - Reprodução

“Homem comum”, de Carlos Nader, foi o vencedor do Prêmio Cpfl Energia / É Tudo Verdade para o melhor documentário brasileiro de longa ou média-metragem, no valor de R$ 110 mil, e também do Prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine para o Melhor Documentário Longa ou Média-Metragem na Competição Brasileira.

O longa acompanha a trajetória do caminhoneiro paranaense Nilson de Paula, e de sua família. Ao longo do processo de produção, as vidas de Nilson, de sua mulher e de sua filha se transformam – bem como a vida do próprio diretor. Além do longa de Carlos Nader, a Abraccine também contemplou o curta “Sem Título #1: Dance of Leitfossil", de Carlos Adriano, como Melhor Documentário Curta-metragem.

Ainda na Competição Brasileira, o longa Democracia em preto e branco, de Pedro Asbeg, sobre a relação entre futebol e política em meados dos anos 1980, ganhou menção honrosa do júri oficial. Entre os curtas-metragens na Competição Brasileira, o prêmio de Melhor Filme ficou com Borscht, uma receita russa, de Marina Quintanilha; e “E”, de Alexandre Wahrhaftig, Helena Ungaretti e Miguel Ramos, ganhou menção honrosa.

O Prêmio Aquisição Canal Brasil de Incentivo ao Curta-Metragem foi concedido ao filme “Com uma câmera na mão e uma máscara de gás na cara”, de Ravi Aymara, produzido com imagens captadas durante as manifestações de junho 2013 no Rio de Janeiro. Já a Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas – ABD São Paulo premiou “E” (também ganhador de menção na Competição Brasileira) como melhou filme, e concedeu uma menção a “Sem Título #1: Dance of Leitfossil” (também vencedor do prêmio da Abraccine).

Entre os documentários internacionais exibidos no evento, o júri oficial premiou o longa francês “Jasmine”, de Alain Ughetto; o curta dinamarquês “Mãe é Deus”, de Maria Bäck; e documentário em curta-metragem espanhol “O domador de peixes”, de Roger Gómez e Dani Resines.

A partir do dia 22, até o dia 24 de abril, o É Tudo Verdade passará por Campinas (SP); entre os dias 30 de abril e 4 de maio será a vez de Brasília (DF); e Belo Horizonte (MG) receberá o evento de 24 a 27 de julho – sempre com entrada franca.

Fonte: Ancine