Ossos encontrados no Chile podem ser de torturados na ditadura

A polícia chilena descobriu ossos humanos perto de um restaurante no sul do país que podem estar vinculados com a ex-colônia Dignidade, reduto alemão onde opositores foram torturados e desapareceram durante a ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

Ossos encontrados no Chile podem ser de torturados na ditadura - AP

A Colonia Dignidad, também conhecida por ser um culto religioso cristão alemão, foi fundada por nazistas em 1961 e ali viveram homens de confiança de Hitler, como Walter Rauff, criador dos caminhões de gás, precursores das câmaras de gás.

Os restos humanos foram achados em um terreno onde uma empresa realizava escavações a poucos metros do restaurante 'Villa Baviera', confirmou uma fonte da procuradoria regional de Biobío (sul do país).

A Polícia Civil chilena ainda não pôde determinar se os ossos e um pedaço de crânio encontrados pertencem a um único indivíduo ou a mais de um. A procuradoria ordenou a perícia dos ossos.

O reduto foi fundado em 1961 pelo ex-cabo do exército nazista Paul Schaefer em um terreno de 13 mil hectares e era utilizado pela ditadura para torturar e fazer desaparecer presos políticos, além de maltratar os trabalhadores alemães que ali viviam e abusar sexualmente de menores, segundo a justiça chilena. Schaefer morreu em 2010 aos 88 anos na prisão onde cumpria 20 anos de pena por homicídio, abusos sexuais de menores e torturas.

Schaefer proibiu os moradores de Villa Baviera de ler jornal, ter conversas privadas e fazer sexo, transformando a vila em um campo de concentração e em um paraíso para pedófilos. Os simpatizantes do alemão instituíram na vila um sistema de vigilância total. Câmeras foram instaladas em todos os lugares, e os bosques passaram a abrigar câmaras de tortura. Para lá eram levados os escravos que tentavam fugir de Villa Baviera.

Ele foi preso e condenado pelo crime de pedofilia em 2005, mas alguns torturadores escaparam ilesos, como o administrador do hospital de torturas Harmutt Hopp, que fugiu para a Alemanha.


Com informações de agências de notícias