Candidato governista desiste de 2º turno na Costa Rica

O candidato do governo à presidência da Costa Rica, Johnny Araya, do Partido Libertação Nacional (PLN), renunciou nesta quarta-feira (5) às eleições presidenciais, abrindo caminho para que o candidato do Partido Ação Cidadã (PAC), Luis Guillermo Solís, assuma a partir de 8 de maio.

Candidato governista desiste de 2º turno na Costa Rica - EFE

A decisão foi anunciada em uma coletiva de imprensa realizada logo após a divulgação de uma pesquisa eleitoral que dava ao candidato rival, o centrista Luis Guillermo Solís, 64,4% das intenções de voto — uma vantagem de mais de 40 pontos percentuais sobre Araya. No primeiro turno, Araya obteve 29,6% dos votos; logo atrás de Solís, com 30,9%.

“Com firmeza faço saber a minha decisão de concluir esta campanha presidencial”, disse Araya, ex-prefeito da capital San José.

Contudo, a Constituição Política da Costa Rica proíbe que os candidatos renunciem participar do segundo turno, razão pela qual o candidato do governo prefere usar o termo "se afastar". O presidente do Tribunal Supremo de Eleições, Luis Antonio Sobrado, afirmou que os membros da chapa têm a “obrigação ética, legal e democrática” de comparecer ao pleito de 6 de abril e cumprir seus papéis no segundo turno.


Com informações de agências de notícias