Atividades homenageiam o mês das mulheres na Bahia

Neste sábado (08/03), quando é comemorado o Dia Internacional da Mulher, diversas atividades em alusão à data acontecerão em todo o Estado. Em Salvador, às 9h, no Porto da Barra, a União Brasileira de Mulheres (UBM) vai espalhar cruzes pela areia da praia com os nomes das mulheres baianas que foram assassinadas nos últimos meses.

Já em Manoel Vitorino, no Centro Sul da Bahia, às 9h30, o governador Jaques Wagner entregará duas Unidades Móveis de Atendimento à Mulher, destinadas à oferta de serviços para trabalhadoras rurais. Equipadas com duas salas para atendimento individual, o que facilita o acesso aos serviços da Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, as unidades integram o programa federal Mulher, Viver sem Violência e circularão em áreas afastadas dos centros urbanos.

Ainda em comemoração à data, na segunda-feira (10/03), o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos das Universidades Públicas Federais da Bahia (Assufba) lança o GT de Mulheres da Assufba, às 14h, no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. O evento contará com as presenças da defensora pública do Estado, Firmiane Venâncio, da deputada federal Alice Portugal (PCdoB), da integrante da UBM, Daniele Costa, e da vice-presidente da CTB-BA, Rosa de Souza.

A data vai ser lembrada também pelo Sindicato dos Bancários da Bahia, que realiza na segunda-feira (10) uma passeata saindo do Campo Grande, às 16h. Movimentos sociais ligados à luta da mulher participam da iniciativa.

Também na segunda (10), a Galeria Mestre Abdias do Instituto Mauá (Pelourinho) recebe a exposição fotográfica Valorização da Mulher no Campo, que fica em cartaz até o dia 21 deste mês, sempre das 9h às 17h30. A mostra consta de registros do acervo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), que retratam o trabalho de mulheres do campo, com atividades agropecuárias e de economia criativa.

Atividades

Um bate-papo com o tema Mulher: celebrando avanços e enfrentando os desafios do mundo do trabalho será realizado no dia 11/03, às 9h, na Livraria Cultura do Salvador Shopping, na capital baiana. O encontro contará com a participação da chefa de Gabinete da Secretaria Estadual do Trabalho, Olívia Santana, da escritora Mabel Veloso, da técnica do Dieese, Ana Georgina Dias, da cantora Ana Mametto e do professor José Carlos Bastos.

Acontece ainda no próximo dia 13 de março, a partir das 9h, no auditório do Instituto Mauá, uma mesa-redonda sobre o tema Políticas Públicas para as Mulheres da Bahia, que contará com mulheres dos mais diversos segmentos.

Já no dia 17, será realizada uma grande caminhada das mulheres pelas ruas do Centro de Salvador. Com concentração marcada para as 16h, no Campo Grande, a caminhada seguirá em direção À paca Castro Alves. O evento acontece todos os anos e é organizado pelos movimentos de mulheres do Estado.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro