Após crise, TJ-BA lança Campanha de Gestão Participativa

O Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA), que passou por uma recente crise, depois que teve afastado o presidente Mário Hirs, acusado de envolvimento em irregularidades nos processos de precatórios, no ano passado, decidiu criar um projeto para mudar a imagem da instituição. A Campanha de Gestão Participativa foi lançada na última segunda-feira (10/3), em Salvador, pelo novo presidente, Eserval Rocha.

De acordo com o tribunal, a proposta da campanha é “construir um Judiciário cada vez mais democrático e eficiente”. Para isso, será feita “uma minuciosa análise dos serviços prestados pelo Tribunal de Justiça, a partir de uma ampla pesquisa que será realizada junto a advogados, defensores públicos, membros do Ministério Público, magistrados, servidores e pessoas que são ou já foram partes em processos judiciais”.

A pesquisa sobre o nível de satisfação com os serviços judiciários está sendo feita pela internet, no site (www5.tjba.jus.br/gestaoparticipativa), e será concluída até o próximo 6 de abril. Todas as informações irão subsidiar a elaboração do Plano Estratégico 2015-2020, que, ainda segundo o tribunal, será fundamental para nortear as futuras administrações do TJ.

“Os resultados da pesquisa serão utilizados para estreitar a relação da Corte com a sociedade, compreender melhor suas necessidades e traçar iniciativas para tornar a Justiça cada vez mais proativa, célere, dinâmica e eficaz”, diz uma nota do tribunal baiano.

A Campanha de Gestão Participativa já foi apresentada aos representantes do Ministério Público, Associação dos Magistrados da Bahia; OAB Seção Bahia e aos dois sindicatos dos servidores (Sinpojud e Sintaj), todos considerados parceiros do Tribunal de Justiça na iniciativa.

De Salvador,
Erikson Walla