Bachelet: Assumo a presidência com consciência e responsabilidade

A socialista Michelle Bachelet é oficialmente presidenta do Chile. A mandatária recebeu, nesta terça-feira (11), a faixa presidencial e prestou o juramento diante da filha do ex-presidente Salvador Allende, deposto por um golpe de Estado que deu início a uma das ditaduras mais sangrentas do continente.

Senadora Isabel Allende e presidenta eleita, Michelle Bachelet| Foto: AP / Victor R. Caivano

“Com a consciência e a responsabilidade de um programa que temos que cumprir”, proferiu a mandatária ao se retirar do Congresso Nacional, onde foi empossada pela segunda vez. 

Leia também:
Bachelet volta ao poder no Chile sob expectativas por reformas

Isabel Allende comentou com Bachelet enquanto caminhavam pelo corredor do Salão de Honra: “agora começamos a trabalhar”.

É a primeira vez que uma mulher preside o senado chileno e entrega a faixa presidencial a outra mulher. Já o ex-presidente Sebástian Piñera entregou a medalha de O'Higgins, que representa o poder no país.

Diversos mandatários latino-americanos compareceram à cerimônia de posse de Bachelet, entre eles: Cristina Kirchner, Argentina; Rafael Correa, Equador; Evo Morales, Bolívia; Ollanta Humala, Peru; José “Pepé” Mujica, Uruguai; Enrique Peña Nieto, México; Dilma Rousseff, Brasil; Juan Manuel Santos, Colômbia, além do vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, o príncipe Felipe da Espanha.

Da Redação do Portal Vermelho,
Vanessa Silva, com agências