Governo iraniano reage às críticas da ONU "a serviço dos EUA"

Um conselheiro do líder da Revolução Islâmica iraniana, o aiatolá Sayed Ali Khamenei, disse que Ban Ki-moon é o secretário-geral mais impotente da história da Organização das Nações Unidas, fundada em 1945. Em uma entrevista na terça-feira (11), Ali Akbar Velayati, citado pela emissora PressTv, disse que Ban é uma “ferramenta nas mãos dos Estados Unidos”.

Ban Ki Moon - Reuters

Ban Ki-moon é “um indivíduo completamente controlado pelos norte-americanos, e eles dizem o que querem que [o secretário-geral] expresse desde o palanque da ONU,” disse Velayati, que também é diretor do Centro de Pesquisa Estratégica do Conselho Pragmático do Irã.

Os seus comentários foram feitos depois de Ban ter acusado o presidente do Irã, Hassan Rouhani, de ter falhado no avanço, na promoção e na proteção da liberdade de expressão no país, uma carta usada politicamente e frequentemente pelo Ocidente para acusar os governos que se opõem ao seu posicionamento, embora suas próprias práticas sejam questionáveis.

“A nova administração [eleita em 2013] não fez qualquer melhoria significativa na promoção e proteção da liberdade de expressão e opinião, apesar das promessas feitas pelo presidente durante a sua campanha e após a sua posse,” ressaltou o secretário-geral da ONU.

Velayati disse que Ban faz declarações seletivas e politicamente motivadas sobre questões globais. Ele disse ainda que o chefe da ONU não fez qualquer coisa “eficaz” até o momento para resolver qualquer crise no mundo muçulmano, devido à sua “falta de independência.”

Os Estados Unidos têm criticado outros países frequentemente através do emprego dos direitos humanos como uma arma política contra as nações que considera adversárias.

Da Redação do Vermelho,
Com informações da PressTV