Renato Rabelo: “O PCdoB tem projetos, rumo e lado”

Membros do Comitê Estadual do PCdoB no Ceará, dirigentes comunistas de Fortaleza e de outros municípios da Região Metropolitana, prefeitos, parlamentares, lideranças e representantes de diversas frentes dos movimentos sociais lotaram o auditório da Casa Amarela Eusélio Oliveira neste sábado (15), na abertura da terceira reunião do Comitê Estadual do Partido. O presidente nacional da sigla, Renato Rabelo, também participou do encontro e falou sobre os objetivos do Partido para este ano.

O líder comunista iniciou sua intervenção durante a abertura do encontro destacando que no Ceará o PCdoB tem uma marca histórica. “Somos um Partido ousado, destemido e valoroso. Esta reunião é importante do ponto de vista geral, pois seu resultado implicará de forma estratégica no nosso projeto eleitoral nacional”, ressaltou.

Rabelo destacou que 2014 é um “ano decisivo, importante para os destinos do país”. “Podemos dizer que vivemos uma encruzilhada política onde se dá o entroncamento da escolha de ir adiante no projeto iniciado há 12 anos, com as eleições de Lula e Dilma, ou retroceder com volta da oposição ao poder. A consolidação deste caminho terá implicações enormes, não só para o Brasil, mas com impactos relevantes em toda a América Latina.”

Buscando ratificar a necessidade de o país avançar e aprofundar as mudanças, o presidente nacional do PCdoB ratificou: “Nós apresentamos uma alternativa de país com mais igualdade, distribuição de renda e desenvolvimento. E para executarmos este projeto, precisamos de um Partido forte”, afirmou.

Renato Rabelo falou sobre as transformações protagonizadas no Brasil nos últimos 12 anos. “Vivemos num país diferente. Uma década, historicamente falando, é muito pouco para a mudança que o país testemunha. Vivemos outra dimensão no contexto nacional, com mobilidade social de grandes segmentos da população que saem da extrema pobreza e seguem em ascensão. Podemos dizer que a antiga pirâmide social hoje tornou-se um losango, com a maioria da população na chamada classe média. E este é, sem dúvidas, um grande avanço”, exemplificou. O dirigente reforçou ainda que esta melhoria da qualidade de vida do povo é significativa. “Foram dados passos importantes no processo de desenvolvimento econômico focando na distribuição de renda”.

“Mas como ir adiante desta etapa que alcançamos em pouco mais de uma década?”, questionou. Rabelo considera que nesta nova fase, o PCdoB defende o aprofundamento das mudanças. “Não podemos voltar atrás. Devemos garantir avanços mais consistentes para o povo através das reformas estruturantes que o país clama e que já defendemos há anos.”

Dentre as reformas, o presidente nacional do PCdoB citou a urbana, a política e a democratização da mídia como essenciais e urgentes para garantir os avanços que o Brasil precisa 

alcançar. “Algumas reivindicações levantadas nas manifestações de junho do ano passado em todo o país são bandeiras nossas, defendidas há mais de quatro anos, e consolidadas no nosso projeto de desenvolvimento. Nosso intuito é discutir, debater e avaliar de forma estratégica passos que devemos dar agora, nesta nova etapa, para garantir estes avanços que a sociedade clama”, defendeu.

Para assegurar o avanço das mudanças, segundo o dirigente comunista, “é preciso, no plano político, defender coalizões amplas e heterogêneas, com um núcleo, um bloco de afinidade de esquerda que assuma o compromisso de levar adiante este projeto”.

Projeto para 2014

Renato Rabelo defende que, nesta etapa política, fortalecer o PCdoB é garantir avanços para o país. “Fazemos parte de um Partido indispensável. Defendemos seu crescimento e fortalecimento pois acreditamos que sem o PCdoB essas mudanças não irão adiante. Nossa colaboração de apoiar e impulsionar os governos está em função de objetivos maiores”, defendeu.

Segundo o líder comunista, o projeto do PCdoB para este ano é “simples, mas importante para o partido crescer e se fortalecer”. “Na Câmara Federal, nossa meta é eleger 20 deputados federais. Além disso, queremos aumentar nossa bancada de senadores, com Vanessa Grazziotin (AM), reeleger Inácio Arruda aqui no Ceará, e eleger Perpétua Almeida pelo estado do Acre. No cenário nacional, também defendemos o nome de Flávio Dino ao governo do Maranhão, candidaturas com prestigio e grande capacidade de êxito para o projeto de fortalecer o Partido”. Aumentar a participação dos comunistas nas assembleias estaduais também faz parte das metas do PCdoB para as próximas eleições.

Ceará compõe o projeto eleitoral nacional

Renato Rabelo ratificou a importância do resultado eleitoral no Ceará para o êxito do projeto partidário. “Aqui vamos sustentar até o fim a candidatura de Inácio Arruda ao Senado. Sua reeleição faz parte das prioridades do Partido no nosso projeto de ir mais adiante. Seria uma grande injustiça política para o povo e para o estado não reelegê-lo. Podemos afirmar que, por sua trajetória e luta pelo desenvolvimento da região, Inácio é um senador imprescindível”, defendeu.

O presidente nacional do PCdoB destacou ainda a importância de garantir os dois deputados federais cearenses na Câmara dos Deputados. “João Ananias é um leão na defesa do SUS, e Chico Lopes é a cara do povo do Ceará. Suas trajetórias dignificam o povo desta terra e também estão na nossa frente prioritária”, ressaltou.

Participação popular

Ainda durante sua intervenção, Renato Rabelo ratificou a relevância do engajamento da militância para o êxito do projeto comunista para este ano. “O movimento social precisa renovar e fortalecer as organizações sociais tradicionais, como sindicatos, centrais, e as suas diversas frentes. Queremos que eles se mantenham atualizados, focados no diálogo com novos movimentos para que o povo tenha a capacidade de se transformar em força motriz das grandes mudanças. Fortalecer o movimento popular é também fortalecer o PCdoB que crescerá forte, organizado e unificado. Somos o PCdoB, um partido que discute alternativas, projetos, que tem rumo e lado”, finalizou.

Mais opiniões

Luis Carlos Paes, presidente estadual do PCdoB-CE, também falou no encontro e ratificou a importância de garantir o crescimento do Partido, tanto na esfera eleitoral quanto nos movimentos sociais. “A cada ano, o PCdoB cresce e ocupa mais posições de destaque. Com mais de 90 anos de história, somos um Partido cada dia mais atual, pois bebemos da fonte de ensinamentos de Marx e Engels. Dela podemos nos capacitar, estudar e analisar nossa realidade e, a partir daí, desenhar nosso projeto de mudanças. O PCdoB apresenta um rumo, um caminho de reformas a serem construídas em união com o povo brasileiro”, afirmou.

O dirigente estadual reforçou que o Partido no Ceará está empenhado em colaborar com o objetivo de ajudar o projeto nacional da legenda. “Iremos fazer a nossa parte, cumprindo nossa tarefa de fortalecer a sigla no Estado. Reelegeremos Inácio senador, manteremos os dois deputados federais e propomos triplicar nossa bancada na Assembleia Legislativa”, ratificou.

Inácio Arruda também destacou a dura batalha que os comunistas irão enfrentar este ano. “Os últimos 12 anos foram de grandes mudanças que colocaram o país em outro patamar e o PCdoB exerceu destacado papel neste cenário. Devemos fortalecer o Partido na disputa política e no campo ideológico para enfrentar e vencer esta batalha. Garantir este êxito não será fácil. Temos que colocar muita energia da nossa militância para alcançar estas conquistas, pois sabemos que vamos enfrentar pressões de todos os lados. Esta luta titânica devera ser embasada no diálogo das forças políticas e na união das frentes populares. Nosso Partido tem liderança, militância e abertura para dialogar. Com a ousadia de sempre que teve nosso Partido no estado, iremos alcançar mais esta vitória”, defendeu.

A plenária foi aberta para a participação dos comunistas. Informes, pontos de vista e bandeiras foram defendidas pelos participantes do encontro. A terceira reunião do Comitê Estadual do PCdoB prossegue ao longo do final de semana, em Fortaleza.

De Fortaleza,
Carolina Campos

Leia também:
PCdoB-CE: Comitê Estadual aprova resolução sobre eleições 2014