Prêmio Platino de melhor filme vai para o chileno Glória

A primeira edição do Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano consagrou o filme chileno Glória, de Sebastián Lelio, como o melhor filme de ficção produzido nos países ibero-americanos. O prêmio reafirma a boa fase do cinema chileno que recentemente teve destaque em mais de 10 festivais internacionais.

Filme Glória

"Há alguns meses tenho perseguido Gloria por todos os lugares que ela passa. É um prazer receber o prêmio da primeira edição deste festival˜, declarou Lelio que também recebeu o troféu de melhor roteiro.

A protagonista de Gloria, a atriz Paulina García, levou o prêmio de melhor atuação feminina, entregue pela brasileira Leandra Leal. Paulina, que já havia recebido o Urso de Prata pela mesma atuação no Festival de Berlim, dedicou o prêmio aos compatriotas chilenos que sofreram com os abalos do terremoto que recentemente atingiu o país. "Eu, como muitos chilenos também estou tremendo", disse ao subir ao palco.

O argentino Um time show de bola levou os prêmios de melhor animação e música original, desbancando o brasileiro Uma história de amor e fúria, de Luiz Bolognesi, com quem concorria na primeira categoria. Outro filme brasileiro, O dia que durou 21 anos, de Camilo Tavares concorreu como melhor filme documentário, mas quem levou o prêmio foi o espanhol Con la pata quebrada, dirigido por Diego Gálan.

A atriz brasileira Sônia Braga, a grande homenageada da primeira edição, dedicou seu troféu ao amigo falecido neste sábado (5), o ator José Wilker, com quem contracenou em Dona Flor e seus dois maridos (1976). “Hoje tive a notícia de que meu amigo José Wilker morreu. Minha tristeza não se pode esconder. Estou triste por José, mas me sinto muito honrada em estar aqui”, declarou.

O Prêmio Platino do Cinema Ibero-Americano foi criado pela associação de produtores cinematográficos chamada Egeda (Entidad de Gestion y derechos de los Productores Audiovisuales) e visa dar maior visibilidade aos filmes ibero-americanos.

Confira todos os premiados:

Melhor Ficção: Gloria (Chile)

Melhor Animação: Um Time Show de Bola (Argentina)

Melhor Documentário: Con La Pata Quebrada (Espanha)

Melhor Direção: Amat Escalante (Heli)

Melhor Ator: Eugenio Derbez (No Se Aceptan Devoluciones – México)

Melhor Atriz: Paulina García (Gloria – Chile)

Melhor Música Original: Emilio Kauderer (Um Time Show de Bola – Argentina)

Melhor Roteiro: Sebastian Lelio, Gonzalo Maza (Gloria)


Assista o trailer de Glória: 

Da redação do Vermelho