Deputados mexicanos homenagearão Octavio Paz em seu centenário

A Câmara de Deputados do México se reunirá nesta quinta-feira (20) em sessão solene para realizar uma homenagem ao Prêmio Nobel de Literatura Octavio Paz, quando todo o país comemora este ano o centenário de seu nascimento.

Octavio Paz

O Pleno da Câmara baixa aprovou nesta quarta-feira (19) o acordo da Junta de Coordenação Política, que determina o formato do evento desta quinta-feira para comemorar a data relacionada com o autor do 'El laberinto de la soledad' (Labirinto da solidão) e 'Piedra de sol' (Pedra do sol).

A programação inclui a intervenção da legisladora da Nova Aliança, Sonia Rincón, presidenta da Comissão Especial criada com motivo do centenário de Paz, que se cumprirá no próximo dia 31 de março.

Depois disso, os deputados entregarão um reconhecimento a Marie José Tramini, viúva do escritor, quem além de receber o Nobel em 1990 mereceu prêmios como o Cervantes de Literatura (1981), o Prêmio Internacional Alfonso Reyes (1985) e o Prêmio Nacional de Jornalismo do México (1998).

O documento afirma que o presidente da Câmara, José González Morfin, também emitirá umas palavras em referência ao poeta, ensaísta e tradutor falecido em 1998.

Desse modo, os parlamentares se somam às diversas atividades que em todo o país se estão realizando para prestar homenagem a Octavio Paz, entre elas a circulação de um selo postal e a impressão de um bilhete da Loteria Nacional pela ocasião do centenário.

A partir do próximo 24 de março, a Comissão de Cultura do Senado, em colaboração com o Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (Conaculta), levarão a cabo atos organizados em torno de três eixos: Octavio Paz e o mundo das ideias; Octavio Paz, cidadão do mundo; e Octavio Paz e o reencontro com as pessoas.

Ricardo Cayuela, titular da Direção Geral de Publicações do Conaculta, afirmou que essas ações vão desde a apresentação de uma antologia sobre o pensamento político do homenageado até a colocação de seus poemas em paradas de ônibus nas principais cidades mexicanas.

Fonte: Prensa Latina