Juliano Roso agiliza processos em Brasília

 Vice–prefeito realizou cinco agendas para tentar obter respostas e estabelecer diálogos referentes a projetos e recursos para Passo Fundo

juliano roso - Divulgação

 O vice–prefeito Juliano Roso viajou na semana passada para cumprir cinco agendas divididas entre Brasília e Curitiba. O objetivo era buscar respostas junto a secretarias e estabelecer um diálogo para tentar desobstruir a demora no andamento de algumas questões ligadas a educação, esporte, planejamento e ao meio-ambiente. Da série de audiências, houve respostas imediatas e positivas apenas no Ministério dos Esportes. Nos demais Ministérios, o diálogo foi estabelecido, mas os resultados não deverão ser imediatos.

No Ministério dos Esportes, Juliano procurava tratar sobre o início das obras do Centro de Iniciação ao Esporte. Segundo ele, a autorização para iniciar a obra foi publicada no Diário Oficial e, com isso, Passo Fundo deverá em breve dar início ao centro. Para isso, o documento será enviado para a Caixa Econômica Federal, para o recurso ser definitivamente liberado. Também no âmbito do esporte, a cidade será contemplada com oito núcleos do Programa Esporte e Lazer na Cidade (Pelc). O programa é um convênio do Governo Federal com a Secretária Estadual dos Esportes. O município aguarda apenas alguns trâmites legais para iniciar o programa.

No Ministério do Planejamento, Juliano solicitou à Secretaria de Patrimônio da União, o repasse de uma área da extinta Rede Ferroviária Federal. A área pertence à União, mas o município tem interesse em incorporar esse e outros espaços. A extinta Rede Ferroviária Federal também possui uma dívida alta com o município, decorrente do IPTU, no qual nunca foi paga. A Secretaria de Patrimônio Federal não reconhece a dívida, que é cobrada desde o período da administração do prefeito Fernando Carrion. Na alegação da secretaria, a divida não é reconhecida, já que a Rede de Ferrovias oferecia um tipo de serviço público, fator que dispensaria o pagamento do tributo. De acordo com Juliano, hoje, essa cobrança encontra-se na espera judicial. “Estamos tentando estabelecer um diálogo com o intuito de estabelecer um acordo com eles. A audiência foi positiva já que eles nos abriram uma série de possibilidades, mas que ainda aguardam um resultado concreto”.

Meio Ambiente
Juliano também teve uma audiência com o Ministério do Meio Ambiente para tratar sobre um recurso para a destinação de resíduos sólidos. “O recurso foi solicitado pelo secretário Enilson Gonçalves e está meio truncado. Por isso, tentei ver o que estava acontecendo, mas não obtive respostas”.

Educação
Outra audiência aconteceu junto ao Ministério da Educação. O vice-prefeito foi verificar os motivos que estão levando ao atraso o pagamento de recursos para dar continuidade às obras das escolas de educação infantil. De acordo com Juliano, das seis escolas que estão em construção cinco delas estão com o andamento das obras paradas. Segundo ele, o atraso acontece em todas as obras que estão em andamento no Brasil resultantes de um processo de contingência de gastos.

Ocupações
Em Curitiba, na quinta-feira, o vice-prefeito esteve na América Latina Logística. O objetivo era solicitar uma autorização para ligação de água e luz em caráter precário em duas ocupações. A intenção é apenas humanizar as condições de vida das pessoas que vivem nessas áreas. Juliano ressaltou que a ligação de água e luz não interfere nas ações de reintegração de posse movidas pela América Latina Logística. Ele destacou que o assunto é delicado e que não houve resposta sobre a possibilidade.

Fonte: Jornal O Nacional