Brasil integrará missão da Unasul na Venezuela

O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, integrará a missão de chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) que chegará à Venezuela nesta nesta semana para ajudar o governo a encontrar vias de diálogo no conflito que vive o país.

A ida da missão da Unasul à Venezuela foi aprovada durante uma reunião extraordinária realizada no Chile no último dia 12. Conforme uma breve nota do ministério, os chanceleres sul-americanos terão a tarefa de "acompanhar, apoiar e assessorar um diálogo político amplo e construtivo na Venezuela".


Leia também:

Unasul fortalecerá diálogo entre governo e oposição na Venezuela
 

A Unasul previu que a missão de chanceleres permanecerá em Caracas entre terça-feira (25) e quarta-feira (26) e, segundo o ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, deve estar de acordo com "as orientações do governo da Venezuela", que solicitou o envio.

A chanceler da Colômbia, María Ángela Holguín, e seu colega paraguaio, Eladio Loizaga, pediram que a agenda dos ministros da Unasul seja ampliada e inclua "mais partes com as quais conversar" e ressaltaram a necessidade de que a missão converse também com a oposição.

Na sexta-feira (21), Patiño afirmou que “se há pessoas da oposição que querem conversar sobre temas, demandas, questionamentos ou planos que querem fazer ao governo da Venezuela, nós fortaleceremos este tipo de diálogo”, garantiu.

Da Redação, com informações da Agência Efe